Disciplinas
As disciplinas do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas visam discutir, investigar e suscitar questões sobre os preceitos das atividades funcionais da Comunicação Humana, procurando caracterizar os elementos moderadores e mediadores das mudanças no desempenho funcional humano. A estrutura curricular foi elaborada considerando os objetivos do Programa e o perfil inovador desejado, sendo composta por um conjunto de disciplinas coerentes com a área de concentração proposta e integradas com as quatro Linhas de Pesquisa, as quais garantem também a unidade entre os cursos de Mestrado e Doutorado.
A estrutura curricular do Programa oferece 16 disciplinas. O Programa exige um mínimo de 24 créditos para o nível de Mestrado e um mínimo de 42 créditos para o nível de Doutorado.
Para o nível de Mestrado deverão ser cumpridos 24 créditos de disciplinas distribuídos em dois núcleos: 1. Núcleo específico: composto pelas disciplinas optativas (8 créditos); 2. Núcleo comum: composto por disciplinas obrigatórias (16 créditos). Assim, o Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas exigirá do aluno o cumprimento de 24 créditos no mínimo, assim distribuídos:
Núcleo específico
- Redação e análise de artigos científicos (2 créditos).
- Gestão de serviços de saúde (2 créditos).
- Prática baseada em evidências (2 créditos).
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia I (2 créditos)
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia II (3 créditos)
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia III (4 créditos)
As disciplinas optativas denominadas “Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia”, com 2 créditos/30h, 3 créditos/45h ou 4 créditos/60h, pretendem permitir a discussão de temas variados e de caráter eventual, conforme as pesquisas desenvolvidas no Curso pelos alunos e professores.
Núcleo comum
- Didática do Ensino Superior I (2 créditos).
- Metodologia Científica (2 créditos).
- Princípios de Bioestatística (2 créditos).
- Princípios de Epidemiologia (4 créditos).
- Estágio de Docência I (4 créditos).
- 6.Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional I (2 créditos).
Já para o Doutorado em Ciências Fonoaudiológicas será exigida a integralização de 42 créditos assim distribuídos: – Núcleo específico: composto pelas disciplinas optativas (12 créditos); – Núcleo comum: composto por disciplinas obrigatórias (30 créditos). Sua estrutura permite que sejam aproveitados até 24 créditos oriundos do Mestrado, a critério do Colegiado do Programa.
Núcleo específico
- Redação e análise de artigos científicos (2 créditos).
- Gestão de serviços de saúde (2 créditos).
- Prática baseada em evidência (2 créditos).
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia I (2 créditos).
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia II (3 créditos).
- Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia III (4 créditos).
Núcleo comum
- Didática do Ensino Superior I (2 créditos).
- Metodologia Científica (2 créditos).
- Princípios de Bioestatística (2 créditos).
- Princípios de Epidemiologia (4 créditos).
- Estágio de Docência I (4 créditos).
- Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional I (2 créditos).
- Métodos em Bioestatística (2 créditos).
- Estágio de Docência II (8 créditos).
- Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional II (2 créditos).
- Didática do Ensino Superior II (2 créditos).
A disciplina obrigatória “Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional” objetiva promover a atualização científica de alunos de pós-graduação, em relação a temas relacionados às ações de saúde funcional da Comunicação Humana, dentro dos princípios da Política Nacional de Saúde Funcional (PNSF) de universalidade, integralidade, visibilidade e sustentabilidade.
A disciplina obrigatória “Estágio de Docência” permite que o aluno do Programa possa obter experiência em docência sob a coordenação de um professor designado pelo Colegiado da Pós-graduação.
A disciplina optativa denominada “Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia”, com 2 créditos/30h, 3 créditos/45h ou 4 créditos/60h, pretende permitir a discussão de temas variados e de caráter eventual, conforme as pesquisas desenvolvidas no Curso pelos alunos e professores.
A critério do Colegiado do Programa, poderão ser aceitos créditos cumpridos em outras unidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES.
As relações das disciplinas do Programa, com suas respectivas cargas horárias/créditos, ementas e referências bibliográficas, foram adequadas à formação profissional, acadêmica e científica delineada ao longo da proposta e encontra-se a seguir.
Disciplina: Redação e análise de artigos científicos (2 créditos)
Ementa: Desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades para escrever e analisar artigos científicos dentro de um referencial quantitativo e qualitativo. Aprimorar o conhecimento acerca das bases de dados científicas e softwares de apoio à revisão bibliográfica.
Disciplina: Gestão de serviços de saúde (2 créditos)
Ementa: Conhecer os tipos de serviço que compõem os sistemas de prestação de assistência à saúde e suas mudanças no decorrer da história além de conhecer e analisar as diferentes formas de organização da assistência: linhas de cuidado (população sob cuidado), organização dos serviços (programas de atenção direta, apoio clínico e apoio administrativo). Discutir conceitos e modelos de análise de produtividade e qualidade de serviços.
Disciplina: Prática baseada em evidências (2 créditos)
Ementa: Estudo e análise crítica dos resultados da intervenção fonoaudiológica baseada em evidências científicas contidas na literatura nacional e internacional.
Disciplina: Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia I (2 créditos)
Ementa: disciplina de ementa variável.
Disciplina: Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia II (3 créditos)
Ementa: disciplina de ementa variável.
Disciplina: Tópicos Especiais em Saúde Funcional e Fonoaudiologia III (4 créditos)
Ementa: disciplina de ementa variável.
Disciplina: Didática do Ensino Superior I (2 créditos)
Ementa: Andragogia. O professor universitário: desafios e perspectivas. Relação Professor/aluno. Planejamento no Ensino Superior e seus componentes: posicionamento crítico e reflexivo. A importância da utilização dos recursos didáticos na construção do conhecimento.
Disciplina: Metodologia Científica (2 créditos)
Ementa: Aspectos conceituais, éticos e metodológicos de planejamento, execução e divulgação da pesquisa em saúde. Estratégias de redação de projetos de pesquisa e artigos científicos. Análise crítica da busca de evidências científicas e da construção de projetos multicêntricos. Delineamento de redes de pesquisa e informação em saúde.
Disciplina: Princípios de Bioestatística (2 créditos)
Ementa: Estatística descritiva. Noções de probabilidade. Principais modelos discretos e contínuos. Ajustamento de modelos probabilísticos. Noções de amostragem e estimação. Noções de testes de hipóteses. Analise de variância: classificação simples. Correlação e regressão linear. Noções sobre experimentos e levantamentos.
Disciplina: Princípios de Epidemiologia (4 créditos)
Ementa: Estrutura epidemiológica dos problemas de saúde: agente, hospedeiro e ambiente; medidas de frequência. Indicadores de saúde. Transição epidemiológica e transição demográfica. Pesquisa etiológica e saúde pública: desenhos de estudos epidemiológicos, medidas de associação e de impacto potencial; fontes de erros em estudos epidemiológicos: validade e precisão; interação.
Disciplina: Estágio de Docência I (4 créditos)
Ementa: participação em atividades didáticas associadas a uma disciplina de curso de graduação da UFMG.
Disciplina: Estágio de Docência II (8 créditos)
Ementa: participação em atividades didáticas associadas a uma disciplina de curso de graduação, e da pós-graduação (mestrado) da UFMG.
Disciplina: Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional I (2 créditos).
Ementa: Apresentação e debates sobre trabalhos científicos recentemente publicados em periódicos indexados internacionalmente e apresentação dos projetos de pesquisa e resultados parciais da pesquisa, realizada por alunos de pós-graduação sob a supervisão dos orientadores da área, com a participação de alunos de Iniciação Científica, objetivando conhecimentos atuais clínicos, epidemiológicos e nosológicos da Saúde Funcional na área fonoaudiológica
Disciplina: Seminários de Pesquisa em Saúde Funcional II (2 créditos).
Ementa: Apresentação e debates sobre trabalhos científicos recentemente publicados em periódicos indexados internacionalmente, realizada por alunos de pós-graduação sob a supervisão dos orientadores da área, com a participação de alunos de Iniciação Científica do curso de graduação de Fonoaudiologia, objetivando conhecimentos atuais clínicos, epidemiológicos e nosológicos da Saúde Funcional na área fonoaudiológica.
Disciplina: Métodos em Bioestatística (2 créditos)
Ementa: Conteúdos teóricos e práticos de análise de correlação e análise multivariada aplicadas na área de saúde. Modelos de regressão linear e múltipla. Modelos de regressão logística.
Disciplina: Didática do Ensino Superior II (2 créditos)
Ementa: Abordagens em educação; os diferentes métodos pedagógicos; as percepções e as habilidades básicas operatórias (visuais, auditivas e cinestésicas); o composto de inteligências – as múltiplas inteligências, a inteligência emocional e a inteligência espiritual; o ciclo docente (planejamento, execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem); as comunicações intergrupais no Ensino Superior no Brasil e a questão da liderança em sala de aula.