Acesso interno

Residência Pós-Doutoral

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical da UFMG (PPG-IMT) oferece Residência de Pós-Doutorado em Ciências da Saúde – Infectologia e Medicina Tropical 

Nas universidades, atualmente, existe um crescente movimento de investimento em qualificação em nível de pós-doutorado. Esse movimento tem visado um melhor desempenho do conjunto organizacional e, por conseguinte, uma melhor resposta institucional à sua missão de ensino, pesquisa e extensão. Não por menos que a UFMG e, no caso, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical (PPG-IMT) tem voltado sua atenção para tal tema, por meio da implementação da Residência Pós-Doutoral.

Desde 2010, o PPG-IMT abriga doutores de diferentes Instituições para a realização de Residência Pós-Doutoral, consistindo em uma residência acadêmica e caracterizada pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa com aprofundamento teórico e prático. Os projetos são factíveis com a relevância da residência, cumprem alguns pré-requisitos listados no regulamento que trata sobre o tema, está disponível abaixo, e visa a estimular uma maior especialização por parte dos Doutores em seus grupos de pesquisa ou por meio de novas colaborações técnico-científicas. Recebendo pós-doutorandos, com financiamento de agências e voluntários.

A Residência Pós-Doutoral é dirigida a portadores do título de Doutor, ela tem o objetivo de promover o aprimoramento de capacidades de pesquisa e docência, através de período de aprofundamento e especialização em sua área de investigação.

A residência é desenvolvida sob a supervisão de um docente do corpo permanente do Programa e deve estar vinculada a um projeto coletivo e sua respectiva linha de pesquisa, podendo envolver atividades de docência na graduação e pós-graduação, bem como atividades de pesquisa e extensão universitária.

A Residência de Pós-Doutorado é regulada pelo Regulamento Estágio Pós–Doutoral – PPG-IMT e pela Resolução n. 02 de 2017 da UFMG.

As instruções para a candidatura, registro e emissão do Certificado podem ser obtidas pelo e-mail ppgimt@medicina.ufmg.br.

Pós-Doutorado sem bolsa

Candidaturas ao Pós-Doutorado sem bolsa podem ser feitas a qualquer momento, mediante apresentação de plano de trabalho com a manifestação de anuência de docente supervisor e apresentação da documentação indicada no Regulamento Estágio Pós-Doutoral – PPG-IMT. A duração mínima da residência sem bolsa é de 6 (seis) meses e máxima de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por mais 12 (doze) meses.

Pós-Doutorado com bolsa

Candidaturas ao Pós-Doutorado com bolsa gerida pelo PPG-IMT dependem de chamada pública com processo seletivo regulado por edital.

A CAPES oferece bolsas pelo Programa Institucional de Pós-Doutorado no País  (PIPD), regulado pela Portaria n. 282 de 2024

Candidaturas ao Pós-Doutorado com bolsa obtida diretamente pelo interessado ou seu supervisor junto à agência de fomento nacional ou internacional podem ser feitas a qualquer momento, nos mesmos moldes do Pós-Doutorado sem bolsa.

Para mais informações acesse:

Regulamento Estágio Pós–Doutoral – PPG-IMT 

Resolução 02/2017 de 23 de maio de 2017 do Conselho Universitário