Acesso interno

Programa de Pós-Graduação em Patologia

Infraestrutura

1- LABORATÓRIOS:

O Programa tem laboratórios bem equipados na Faculdade de Medicina e no Departamento de Patologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas. Como é de conhecimento acadêmico geral, a montagem e manutenção destes laboratórios dependem de recursos captados pelos docentes através de projetos integrados de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG e, em menor escala, com recursos de fomento da CAPES.

O Departamenrto de Patologia Geral conta com Sala de Autópsias de Pequenos Animais, Biotério para manutenção de animais em experimentação, Laboratório de Patologia Comparada, Laboratório de Neuro-Imunopatologia Experimental (NIPE) , Laboratório de Morfometria Digital, Laboratório de Apoptose e o Laboratório de Patologia das Leishmanioses (LPL).

O Departamento de Propedêutica da Faculdade de Medicina incorporou um Laboratório de Biologia Molecular com ênfase em microbiologia e um Laboratório de Citometria de Fluxo, além da possibilidade de trabalho com o Instituto de Pesquisa René Rachou – Fiocruz, onde desenvolvem atividades de pesquisa dois dos novos docentes. Nesses laboratórios são desenvolvidos os projetos de pesquisa e ministradas várias disciplinas instrumentais utilizando os equipamentos e materiais de consumo destes laboratórios. Além disto, há intercâmbio com outros laboratórios da instituição e de outras instituições no desenvolvimento de projetos em cooperação.

Atualmente, na Patologia Médica (Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina), os laboratórios de pesquisa que estão em atividade desde 2007 são os de Patologia Digestiva e Neuroendócrina, Patologia Gastrointestinal, Patologia Mamária, Biologia Molecular, e Imuno-histoquímica. Os Laboratórios de Patologia Hepática, Patologia Fetal e Perinatal, Patologia Renal e Microscopia Eletrônica estão desativados devido aposentadoria dos docentes coordenadores dos mesmos.