Acesso interno

Promoção de Saúde e Prevenção da Violência

Histórico

O Programa de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência – Mestrado Profissional nasceu da experiência acumulada do Núcleo de Promoção de Saúde e Paz, do Departamento de Medicina Preventiva e Social – MPS/FM/UFMG e das crescentes demandas que a sociedade apresenta, em especial, os serviços públicos de saúde.

           A modalidade Mestrado Profissional constitui poderosa ferramenta para o aperfeiçoamento das práticas de saúde, incluindo a prevenção da violência, uma vez que promove a integração entre universidade, serviços de saúde e sociedade, oferecendo aos profissionais envolvidos aprendizado teórico-metodológico que os capacita a analisar de forma sistemática a realidade que conhecem no cotidiano de suas práticas e nela intervir de modo fundamentado: é integração entre trabalho, ensino e pesquisa. Como desdobramento, propicia a incorporação da expertise produzida na práxis dos serviços tanto na formação como na produção do conhecimento e ainda promove, por sua forte vinculação com os serviços, a multiplicação da proposta para além dos seus limites, potencializando, de forma estratégica, a atuação da universidade e dos serviços.

            Sabe-se que a violência tem grande impacto na vida do brasileiro, mais bem explicitado a partir da década de 90, e exige o desenvolvimento de estratégias de abordagem que, pelo menos minimamente, façam jus à sua complexidade. Por isso exige a produção coletiva, multi, inter, e transdisciplinar de saberes e práticas; daí a participação de outros núcleos – Núcleo de Saúde e Trabalho, Ambulatório do Trauma, Núcleo de Saúde do Trabalho Rural, Núcleo de Saúde do Adolescente – e de docentes de diferentes áreas, além da saúde coletiva: pediatria, clínica, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia, psicologia, educação, estatística. Com essa premissa, novos grupos e novas áreas serão sempre bem-vindos.

            O Programa teve início em agosto de 2011, já teve 4 turmas concluídas e duas estão em andamento. De caráter multiprofissional e interdisciplinar, oferta, regularmente, 30 vagas anuais. É vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, tem várias parcerias e forte vinculação com Políticas Públicas de Saúde, Educação, Assistência social, Mobilidade Urbana, Trabalho, Ambiente. Área de concentração única e com o mesmo nome do Programa. Área de Conhecimento: Saúde Coletiva

Este Programa de Pós-Graduação teve seu funcionamento aprovado pela Câmara de Pós-Graduação em 08/04/2010, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE – UFMG) em 27/04/2010 e pelo Conselho Universitário (CONSUNI – UFMG) em 11/08/2010. Em março de 2011 o Programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).