Acesso interno

Saúde do Adulto

História

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Aplicadas à Saúde do Adulto (PrPGCASA) resultou da reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica (PrPGCLM). Sua origem remonta a 31 de maio de 2001, quando o PrPGCLM foi aprovado no âmbito da UFMG, e a 28 de agosto de 2002, quando foi credenciado pela CAPES. Durante o processo de consolidação e amadurecimento do PrPGCLM, foram percebidas e também alertadas pelos membros da Comissão de Avaliação da CAPES, algumas deficiências, próprias de um programa novo, que levaram à sua reestruturação.

A reestruturação do PrPGCLM para o PrPGCASA, concretizada em 2008, resultou da incorporação do Programa de Pós-Graduação em Medicina-Gastroenterologia, o qual foi credenciado pela CAPES e funcionava regularmente desde 1994. Ainda, como parte da referida reestruturação foram efetuadas mudanças estruturais significativas:

1. possibilidade de admissão de profissionais não-médicos no corpo discente;
  2. mudança do processo de credenciamento de orientadores, com exclusão de professores com pequena participação e credenciamento de novos professores permanentes, mais produtivos;
  3. criação de novas disciplinas;
  4. reestruturação das linhas de pesquisa; e
  5. agrupamento das linhas de pesquisa em duas áreas de concentração, Ciências Clínicas e Ciências Aplicadas ao Aparelho Digestivo.

Estas modificações, aprovadas pela Câmara de Pós-graduação da UFMG em 27 de março de 2008, objetivaram proporcionar maior excelência e abrangência ao PrPGCASA.

Como resultado desse processo de reestruturação, O PrPGCASA tem hoje mais de 20 professores permanentes com produção científica compatível com Programa de Nível 5, a orientar em média 4,7 alunos. Tem havido crescimento progressivo da participação discente nas publicações e o número de dissertações e teses defendidas também tem aumentado.

Outra prioridade do Programa é o incremento do intercâmbio internacional. Nesse contexto, foi firmado em 2009, convênio entre CAPES e NUFFIC (Netherlands Organization for International Cooperation in Higher Education), que já foi implementado a partir de 2010. Número crescente de alunos tem realizado doutorado sanduíche, e, professores, pós-doutorado no exterior no âmbito desse convênio.

O PrPGCASA tem hoje o conceito 4 da classificação CAPES; no entanto, desde a sua implementação, em 2008, todo o esforço do Colegiado e do corpo de professores tem envidado esforços tanto para a consolidação do Programa em âmbito local e nacional, como para a obtenção de, no mínimo, o conceito 5 da classificação CAPES.