Cuidado com o frio! Época é propícia para alergias

Conheça as formas de descobrir, conviver, evitar e tratar as alergias


08 de julho de 2019 - , , ,


Condição do tempo favorece alergias respiratórias, assim como maior número de infecções e resfriados. Foto: Carol Morena.

*Carol Prado

O tempo seco e frio, característico do inverno brasileiro, é propício para crises alérgicas. É nesta época do ano, que vai de junho a setembro, que ressecamentos na pele e problemas dos olhos se tornam mais frequentes. A condição do tempo também favorece maior número de infecções e resfriados, já que as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados por mais tempo. Mas, alguns cuidados simples, como manter a casa ventilada, podem evitar crises alérgicas durante esse período. O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana traz dicas sobre como descobrir, conviver, evitar e tratar essas e outras alergias.

A alergia é uma reação do sistema imunológico a substâncias comuns e inofensivas a maior parte da população. A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Fernanda Minafra, que é alergista e imunologista, conta que as causas são hereditárias. “O paciente geralmente tem uma predisposição genética, mas ele tem que ser exposto a algum alérgeno para que apresente essas reações”, explica.

Os alérgenos, que são os causadores das alergias, podem ser desde componentes da poeira doméstica até alimentos como frutos do mar e castanhas. A exposição a essas substâncias pode provocar respostas dermatológicas, respiratórias ou alimentares, entre elas coceira, vermelhidão, falta de ar ou diarreia.

Reações diferentes

As reações vão desde os casos simples de rinite até condições graves como choque anafilático. As alergias tendem a retornar quando há exposição ao agente alergênico. “Nem todo alérgico é alérgico a tudo”, frisa a professora. Ou seja, um paciente com alergia respiratória não necessariamente terá reações ao entrar em contato com pelo de animais.

Cuide do ambiente

A professora afirma que o tratamento básico para alergias se baseia no controle do ambiente. Evitar objetos que acumulem poeira é exemplo de prática que pode ajudar na prevenção e tratamentos. “Na alergia alimentar, tem que excluir o alimento. É a mesma coisa na alergia respiratória. Se você tem mofo em casa e continua respirando aquele mofo você, vai continuar tendo sintomas. Por isso, o controle ambiental é tratamento base em qualquer tipo de alergia. E quanto mais limpo o ambiente melhor”, reforça Fernanda.

Segundo a professora, para saber qual substância causa reação alérgica é importante realizar exames de alegria, onde são testados alguns alérgenos comuns e a reação do corpo a eles.

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelo serviço de streaming Spotify.


*Carol Prado  – estagiária de Jornalismo
Edição: Karla Scarmigliat