Cursinho Popular Guimarães Rosa seleciona voluntários

01 de novembro de 2019 - , ,

Em ação de solidariedade, a Faculdade de Medicina da UFMG reúne grupo de professores e alunos para compartilhar conhecimento com estudantes que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular. O Cursinho Popular Guimarães Rosa, nome que homenageia o escritor e médico formado na Faculdade, estará à disposição de novos alunos no próximo semestre. Para isso, o curso seleciona voluntários para os cargos de professor, em qualquer disciplina, monitor e assessor administrativo.

As inscrições devem ser feitas até 10 de novembro, exclusivamente pela internet. No site do cursinho, estão disponíveis o edital com informações sobre o processo e o formulário de inscrição. As vagas destinadas aos assessores administrativos são reservadas para alunos da Faculdade de Medicina. Eles podem atuar na diretoria financeira, de recursos humanos, comunicação, pedagógica ou de simulados, com carga horária de 3 horas semanais. Já as vagas para professores e monitores podem ser preenchidas por quem está cursando qualquer período da graduação ou tenha concluído o ensino superior. A carga horária é de 4 horas por semana.

“Guimarães Rosa tinha uma percepção muito grande da sociedade e da riqueza da psique das pessoas e, assim como ele, queremos transformar algo que pode ser complexo para algumas pessoas, que é o de fazer um curso superior, em algo palpável”, conta o estudante de graduação em Medicina da UFMG, Átila Mota Paraguassú, um dos organizadores do cursinho.

O projeto de extensão é vinculado ao Departamento de Pediatria da Faculdade, sob orientação das professoras Daiana Elias Rodrigues e Aline Almeida Bentes. A ação integra a rede de cursinhos populares de Belo Horizonte, que busca a democratização do ensino superior em universidades públicas. Na Faculdade de Medicina, serão oferecidas aulas preparatórias gratuitas, no período noturno, para estudantes de baixa renda que estão cursando ou que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública.

Em funcionamento

O Cursinho Popular Guimarães Rosa está em funcionamento há um mês na Faculdade como intensivo para redação, realizado três vezes por semana. Os alunos foram recrutados por meio do banco de dados do Equalizar, que também é um cursinho popular, porém, localizado no campus Pampulha da UFMG. “Para o próximo ano, estamos estuando a possibilidade de um processo seletivo para novos alunos ou de mesclar a seleção com o banco de dados dos alunos do Equalizar”, explica o estudante Átila Paraguassú.

Cursinho Popular Guimarães Rosa está funcionando há um mês. Foto: Átila Paraguassú.

Seleção de voluntários

O processo seletivo consiste no preenchimento de formulário, redação de uma carta de intenção e aula introdutória sobre educação popular. Na segunda fase, será realizada dinâmica de grupo para voluntários administrativos, aula expositiva entrevista para vagas de professor, e uma prova para os monitores.

Os voluntários selecionados serão orientados por professores da Faculdade e poderão contar com apoio jurídico, administrativo e pedagógico da rede de cursinho populares de Belo Horizonte. “Estamos conversando com outras parcerias como grupos da Faculdade, como o Gedaam (Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina), e temos o apoio de professores, da diretoria e dos próprios estudantes”, conta Paraguassú.

De acordo com ele, a experiência de ser um voluntário é única.

“O seu objetivo é ajudar a pessoa a passar no vestibular e esse contato quase que diário com quem quer aprender, é enriquecedor, pois você vê que pode se desarmar e ajudar outras pessoas, além de contribuir globalmente, porque a educação popular permite democratização da educação e continuidade da política de cotas”, comenta.

Nas palavras do próprio Guimarães Rosa, a experiência permite a aprender a ser mestre: “não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Mais informações: guimaraesrosacp@gmail.com.