Curso de Tanatopraxia está com inscrições abertas

18 de janeiro de 2019

Interessados têm até 1º de fevereiro para se inscreverem

Subcoordenador do curso e técnico Laboratório de Anatomia Humana da Faculdade, José Eustáquio Pereira Barbosa. Foto: Carol Morena.

O tanatopraxista cuida da preparação dos corpos daqueles que já se foram. A profissão exige cuidados e técnicas que são quase cirúrgicas. Para qualificar para a área, a Faculdade de Medicina promove pela primeira vez o curso de Tanatopraxia, onde é possível aprender anatomia, técnicas de conservação, embalsamento e necromaquiagem. Os interessados têm até 1º de fevereiro para se inscreverem. Mas é preciso ficar de olho, pois as vagas são limitadas.

O curso é o primeiro a ser ofertado por uma universidade federal e pode ser realizado por qualquer pessoa maior de 18 anos com ensino fundamental completo ou por agentes funerários/tanatopraxistas. As aulas também são voltadas para estudantes da área da Saúde que queriam atuar com conservação de cadáveres para estudo.

As aulas terão início em 13 de fevereiro e vão até 17 do mesmo mês. São 45 horas de atividades, que se dividem em 25 horas de aula teórica no Laboratório de Anatomia da Faculdade e 20 horas de aula prática, realizadas em funerária parceira e no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.

De acordo com o subcoordenador do curso e técnico Laboratório de Anatomia Humana da Faculdade, José Eustáquio Pereira Barbosa, além de certificar o profissional, o curso é importante para a saúde pública. “Os profissionais paralisam a decomposição e evitam que algumas moléstias sejam disseminadas, visto que muitas pessoas tocam nos cadáveres durante o sepultamento. Além disso, cuidam para que os corpos fiquem com boa aparência”, destaca.

Tanatopraxia

Em sua décima edição, o curso já qualificou cerca de 100 profissionais. A oferta, que antes acontecia pelo Instituto de Ciência Biológicas (ICB) da UFMG, agora passa a fazer parte dos projetos de extensão da Faculdade de Medicina. As aulas serão realizadas em cinco dias: quarta-feira, das 13h às 18h, e de quinta-feira a domingo, das 8h às 18h.

Inscrições e mais informações: www.cursoseeventos.ufmg.br

Foto: Carol Morena.

GRADE CURRICULAR> Noções básicas de Anatomia Humana e Fisiologia; Tanatologia forense, técnicas de Tanatopraxia; Tanatopraxia avançada; Embalsamamento e Necromaquiagem.

INVESTIMENTO >  R$ 2.170 à vista ou R$ 2.290 sendo uma parcela de R$ 458 no ato da matrícula e mais 4 de R$ 458.

DEMANDA > José Eustáquio Pereira Barbosa comenta que há demanda por profissionais qualificados. “O mercado precisa de profissionais qualificados. Acontece de o ofício ser passado de pai para filho, sem nenhuma atualização”.