Curso de Tanatopraxia recebe inscrições

12 de julho de 2019

Aula no Laboratório de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG. Foto: Carol Morena.

Até 4 de outubro, o Departamento de Anatomia e Imagem (IMA) da Faculdade de Medicina da UFMG recebe inscrições para o curso “Tanatopraxia: bases anatomofisiológicas das técnicas para conservação de cadáver”. São ofertadas 12 vagas para interessados na área de serviços funerários, sendo duas reservadas a bolsistas. Para se inscrever, é necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio.

São 45 horas de atividades presenciais, divididas entre teóricas e práticas. As aulas abordam noções básicas de anatomia humana, fisiologia, medicina legal e ética profissional. As atividades do curso ocorrem no Laboratório de Anatomia da Instituição, em funerária parceira e no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, sempre às quartas-feiras, das 13h às 18h, e de quinta a domingo, das 8h às 18h.

Os alunos certificados são habilitados a aplicar técnicas de conservação, retardamento ou cessação dos processos de decomposição de cadáveres. De acordo com o coordenador do curso e técnico do Laboratório de Anatomia Humana da Faculdade, José Eustáquio Pereira Barbosa, o curso é o único do país ministrado em uma universidade federal. “Além disso, ele foi elaborado segundo uma metodologia inovadora, com aulas de anatomia e fisiologia humana nos laboratórios da UFMG”, afirma.

Ainda de acordo com Barbosa, a certificação do curso é reconhecida pela Plataforma Arouca, sistema de informação dos profissionais de saúde do Brasil da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Aula inaugural do curso. Foto: Carol Morena.

-> O curso requer investimento de R$ 2.170,00 à vista ou cinco parcelas de R$ 458,00, com a primeira paga no ato da matrícula.

-> Serão abertas duas turmas: a primeira receberá inscrições de 23 de julho a 5 de agosto, com aulas de 21 a 25 de agosto. Já a segunda terá período de inscrição de 26 de agosto a 4 de outubro, com aulas de 16 e 20 de outubro.

-> Para orientações quanto aos procedimentos de matrícula, pagamento, solicitação de bolsas, e conhecer a política de cancelamento, acesse a página do curso.

Mais informações: (31) 3409-9108