Curso treinará 4 mil médicos para eletrocardiograma

02 de setembro de 2013

“Leitura e interpretação do eletrocardiograma” é o nome do curso de capacitação que será lançado nesta segunda-feira, 2 de setembro, às 19 horas, no 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190. Santa Efigênia).

Dirigido aos médicos das equipes de atenção primária à saúde de Minas Gerais, o treinamento será dado a distância pelo Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), a partir de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais e a Faculdade de Medicina da UFMG. A SES financiou a estrutura montada na Faculdade, que por sua vez dará apoio técnico e pedagógico aos monitores e instrutores do curso, bem como aos alunos inscritos.

Segundo a cardiologista Rosália Torres, coordenadora do curso e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, metade dos pacientes que fazem o eletrocardiograma apresenta “resultado normal” e não precisaria ser encaminhada para o cardiologista.

“Ao contrário do que se pensa, a leitura do eletro é difícil”, afirma a médica. Ela destaca ainda que com esse treinamentopretende-se evitar esperas desnecessárias por consultas especializadas, e a redução desse tipo de gasto de dinheiropúblico. O curso será gratuito para os médicos e integralmente a distância.

Referência

Nos últimos cinco anos, cerca de 80% dos médicos formados pela Faculdade de Medicina da UFMG foram treinados para a leitura e interpretação do eletrocardiograma. A cada semestre são oferecidas 120 vagas para os alunos do 7º ao 12º períodos cursarem a disciplina de Registros Gráficos em Cardioangiologia, ministrada pela professora Rosália.