DAAB recebe intercambistas em julho e agosto


09 de julho de 2008


Dezesseis estudantes de Medicina de oito países chegam a Belo Horizonte para conhecer um pouco da realidade acadêmica e social de nosso País.

Segundo Thiago Martins, do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), do curso de Medicina da UFMG, responsável pela atividade, os visitantes vêm de Costa Rica, Equador, Espanha, Itália, Japão, Polônia, Taiwan e Turquia, a convite de sua Coordenação de Relações Internacionais.

Durante um mês eles fazem estágio voluntário no Hospital das Clínicas, distribuídos nas áreas de ginecologia, neurologia, cirurgia, pediatria e gastroenterologia, medicina da família, hematologia e clínica geral.

De acordo com o anfitrião, o intercâmbio é feito por meio dos comitês Score (Comitê Permanente em Intercâmbio de Pesquisa) e do Scope (Comitê Permanente em Intercâmbio Profissional), de pesquisa e prática clínica, respectivamente, órgãos ligados ao IFMSA (sigla em inglês de Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina).

“O DAAB é filiado ao IFMSA”, conta Thiago, que esclarece caber ao órgão representativo dos estudantes de Medicina a responsabilidade de “fazer contato entre as partes envolvidas”: com os preceptores, com pessoas dispostas a receber os estrangeiros em suas casas, cuidando de toda infraestrutura.

Ele conta que, apenas em julho, já chegaram dez intercambistas, “e a previsão é de que outros seis venham em agosto”. Além de receber futuros médicos estrangeiros, a iniciativa também ajudou a enviar alunos da Faculdade para outros países, principalmente da Europa e da América Latina: 17, segundo Thiago.

“A coordenação nacional fecha acordo com outros países, determina o número de vagas, e os interessados passam por uma seleção. Os alunos da Faculdade de Medicina foram selecionados porque tiveram maior pontuação. Alguns já foram este mês. E logo estarão indo os outros”, esclarece.

Redação: Luciana Carvalho – Estudante de Jornalismo