De volta ao presencial, Mostra Sua UFMG recebe inscrições da comunidade escolar

Evento, que será realizado em 20 de maio, é precedido de interações nos canais digitais; um dos destaques é a série de videocasts sobre os 91 cursos de graduação

10 de abril de 2023 - ,

Atividade da Mostra Sua UFMG neste ano: em 2020, evento será realizado no dia 30 de maio
Neste ano, Mostra Sua UFMG volta ao formato presencial, com interação entre público e palestrantes. Foto: Raphaella Dias / UFMG

Interessados em participar da Mostra Sua UFMG de 2023 podem fazer suas inscrições até o dia 27 abril. O evento ocorrerá no dia 20 de maio, no campus Pampulha da UFMG, com ampla programação. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

O objetivo da Mostra é apresentar os diferentes aspectos da vida acadêmica aos futuros estudantes da Universidade. Neste ano, com a volta ao formato presencial, o evento contará com várias salas interativas – paralelamente, professores e estudantes vão apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG e as perspectivas do mercado de trabalho para cada um deles.

Além disso, também estão previstas palestras informativas sobre as oportunidades oferecidas pela UFMG (projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade), assistência estudantil, atividades esportivas e culturais e as políticas de inclusão (como as cotas no processo seletivo).

A realização realização presencial do evento é precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG. Atualizações sobre o evento podem ser acompanhadas no site oficial e nas redes sociais – InstagramTwitter e Facebook.

Série de videocasts
A UFMG lançou, no mês passado, o projeto Mostracast, série de videocasts com dicas sobre o funcionamento dos seus cursos de graduação. O projeto, uma das novidades da edição 2023 da Mostra Sua UFMG, é uma parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade.

O formato de videocast tem raízes em uma mistura das produções audiovisuais tradicionais com as inovações propiciadas pelos atuais podcasts. Denominado video on demand cast, esse modelo incorpora a dimensão visual. Os vídeos estão sendo divulgados semanalmente no canal da TV UFMG no Youtube e na página da Mostra Sua UFMG. Além disso, os programas também podem ser acompanhados em formato de podcast, pelo Spotify.

Os programas
Até agora, oito episódios foram ao ar: o primeiro recebeu docentes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas; o segundo teve a participação de professores dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia; o terceiro contou com um bate-papo entre representantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

O quarto apresentou os cursos de Pedagogia, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) e Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo);  o quinto recebeu professoras dos cursos de Enfermagem, Gestão de Serviços de Saúde e Farmácia; o sexto contou com participantes dos cursos de Matemática, Matemática Computacional e Ciências Atuariais; o sétimo episódio o sétimo episódio teve a presença de docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. O episódio mais recente aborda os cursos de Geologia e as engenharias de Minas e Metalúrgica.