Desmistificando os hormônios

Termos como dopamina e testosterona fazem parte das discussões atuais sobre saúde. Especialista explica os principais hormônios e como eles contribuem.


28 de março de 2025 - , , , , ,


Os hormônios são os mensageiros do corpo. São substâncias dispensadas na corrente sanguínea. Eles também são a forma como as células se comunicam entre si. É como explica o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Marcio Weissheimer Lauria.

“A palavra equilíbrio é uma palavra que bem impregna nesse caso, porque a gente sabe que os sistemas nossos de homeostase, manutenção de equilíbrio do corpo, são sistema nervoso e sistema endócrino”, explica o professor. Ele segue detalhando que, quando o corpo apresenta algum tipo de problema, ele busca, através dos hormônios, se adaptar a essa nova realidade.

“Se você tem uma glândula ou algum órgão que produz hormônio e não está funcionando adequadamente, isso talvez vai fazer falta e você não vai reagir bem a uma situação, por exemplo, de estresse ou uma situação que vai te exigir que o hormônio te equilibre e você vai se desequilibrar”.

Professor Marcio Weissheimer Lauria

A dopamina, por exemplo, é um hormônio que faz interface entre os sistemas nervoso e endócrinos. A dopamina afeta diferentes áreas do cérebro, como o humor e o sentimento de bem-estar. “É um hormônio que realmente tem uma ação primordial na questão do sistema nervoso central”, finaliza o professor.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre o sistema endócrino. Explicamos quais são os hormônios mais importantes do corpo e como eles atuam para manter os diferentes sistemas do corpo humano em funcionamento.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.