Destaques para ensino e políticas públicas de Fono
04 de janeiro de 2013
O trabalho “Experiência Acadêmica na Construção de Material Didático Pedagógico em Fonoaudiologia”, de Priscila Campos Martins, estudante da Faculdade de Medicina da UFMG, foi premiado no 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em novembro de 2012.
O estudo, orientado pela professora Letícia Caldas Teixeira, foi eleito para o Prêmio Excelência em Ensino em Fonoaudiologia e Políticas Públicas (Pet-Saúde e Pró-Saúde). “O objetivo do trabalho era produzir um material dinâmico para promover a saúde vocal de professores”, esclarece Priscila. Para embasar o estudo, a estudante recorreu a outros trabalhos e observou as cartilhas que são entregues com frequência nas instituições de ensino. Segundo ela, era importante buscar uma alternativa diferenciada para os professores, que os atraíssem mais do que as cartilhas.
O trabalho gerou ainda o desenvolvimento de um cd-rom, contendo jogos, vídeos, figuras e textos interativos. Esse produto foi testado com cinco professores em uma escola municipal de Belo Horizonte. A iniciativa foi bem sucedida e, atualmente, o cd-rom é utilizado no ambulatório da UFMG.
A professora Letícia avalia que o modelo posposto confere em um aprendizado real para os professores, trazendo relevância para o ensino, e elogia a aluna. “A Priscila realizou um estudo extra-acadêmico respeitável em uma premiação que serve como reconhecimento pelo trabalho da Fonoaudiologia.”
Menções Honrosas
Outros trabalhos da Faculdade de Medicina da UFMG também receberam menções honrosas na mesma categoria.
“Portfólio de uma Aprendizagem Direta em Fonoaudiologia”, de Thalita Evaristo Couto, estudante de Fonoaudiologia, foi resultado dos estudos na Faculdade e do acompanhamento da orientadora Letícia Caldas em seu doutorado. “A construção do portfólio leva o aluno a ir se questionando e exercitando seus conhecimentos para a aprendizagem”, explica Letícia. O portfólio foi co-orientado pela professora Stela Maris Aguiar.
Já o trabalho “Produções Científicas e Gestão em Conhecimento: Experiência de Estudantes de Fonoaudiologia em Projeto de Extensão”, que também foi orientado pela professora Stela Maris Aguiar, premiou as estudantes Amanda Aragão, Tatiane Francisca Lopes, Camila Maciel, Cynthia Ribeiro e Sarah Júnia Verçosa.