Dia nacional do Teste do Pezinho faz lembrar sua importância


04 de junho de 2010


É provável que você não saiba, ou não se lembre, mas o governo federal instituiu que em 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Mais que uma data de conscientização, ela comemora resultados de vários esforços somados a avanços tecnológicos e humanizantes que culminaram em uma das maiores ações de prevenção de doenças do mundo.

Com produção e reportagens do jornalista Leandro Perché e colaboração do relações públicas Vinícius Utsch, o programa Saúde com Ciência, que vai ao ar entre 7 e 11 de junho, de segunda a sexta-feira, vai mostrar um pouco mais em detalhes este exame.

Triagem

O Teste do Pezinho integra o Programa Nacional de Triagem Neonatal, criado por portaria do Ministério da Saúde (N° 822, de 6 de junho de 2001), e do qual participa desde o primeiro momento o Nupad – Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG.  Serviço de Referência em Triagem Neonatal para todos os 853 municípios do estado de Minas Gerais, o Nupad/UFMG já realiza o teste há quase 20 anos.

O exame é feito a partir de uma picadinha no calcanhar do bebê, de onde são coletadas algumas gotas de sangue em um papel especial (foto 1).  Como a criança é muito pequena, a sensação de dor, embora menor do que se pensa, faz a criança chorar mais pelo susto (do que pela dor, propriamente dita). Mas, vai explicar isso para uma mãe…

Porém, o programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG quer deixar ainda mais claro para os ouvintes das 20 rádios que transmitem o programa, de norte a sul, que a ação, além de simples e rápida, pode prevenir sequelas irreversíveis. Como o retardo mental, por exemplo.

O exame ainda garante uma melhor qualidade de vida para as pessoas antecipadamente diagnosticadas como portadoras das doenças triadas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e fibrose cística.

O Saúde com Ciência , dentre outras coisas, vai falar que o exame deve ser feito no 5° dia de vida da criança. Também vai discutir questões tais como  resultados, tratamento e acolhimento – inclusive à família -, os danos que podem ser causados pelas doenças, e sobre como as grávidas podem iniciar a prevenção ainda na gestação.

Com apoio da Casu e do CNPq, o programa pode ser ouvido na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), de 2ª a 6ª, às 5h, 8h e 18h.

.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Teste do Pezinho

Segunda-feira (07/06/2010)
O que é o Teste do Pezinho?
Entrevistado: Dr. Marcos Burle de Aguiar – pediatra, geneticista e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Terça-feira (08/06/2010)
Fenilcetorúria, fibrose cística e hipotireoidismo congênito
Entrevistado: Dr. Marcos Burle de Aguiar – pediatra, geneticista e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Quarta-feira (09/06/2010)
As gestantes e a toxoplasmose
Entrevistada: Dra. Gláucia Manzan Andrade – infectologista e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Quinta-feira (10/06/2010)
Doença falciforme e anemia
Entrevistada: Dra. Ana Paula Fernandes – pediatra e supervisora médica do Nupad – Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG

Sexta-feira (11/06/2010)
Tratamento e acolhimento da família
Entrevistada: Dra. Mérupe Romanini – psicóloga do Centro de Educação e Apoio Social do Nupad – Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG