Diretoria da Faculdade de Medicina manifesta apoio aos gaúchos da comunidade acadêmica
Instituição conclama a toda a comunidade que ajude o estado do Rio Grande do Sul.
10 de maio de 2024 - enchentes, Rio Grande do Sul
A Diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG manifestou, por meio de nota à comunidade, a sua solidariedade e apoio ao povo do Rio Grande do Sul, em especial aos gaúchos membros de nossa comunidade acadêmica, a partir da catástrofe climática que atinge o estado.
As chuvas desencadearam enchentes devastadoras em diversas regiões do estado e deixaram 232 mil pessoas – desabrigadas e desalojadas – em condições de extrema vulnerabilidade. Cerca de 1,5 milhão de gaúchos que residem em 85% dos municípios do Estado foram afetados pelo desastre.
Neste contexto, a Diretoria reforçou que está de portas abertas para ouvir e acolher os membros da instituição afetados ou que eventualmente tenham amigos e parentes acometidos pelas enchentes.
Além disso, a instituição conclama a toda a comunidade que ajude o estado do Rio Grande do Sul como possa, seja por meio de trabalho voluntário ou doações.
Saiba como ajudar as campanhas apoiadas pela UFMG.
A nota cita, ainda, que o momento nos faz refletir que precisamos avançar na pauta ambiental, buscando medidas reais e efetivas de mitigação das mudanças climáticas, por meio de políticas públicas focadas na preservação e recuperação do meio ambiente.