Diretoria da Faculdade de Medicina presta homenagem ao professor Pedro Raso

04 de maio de 2021 -

Em decorrência do falecimento do professor Emérito Pedro Raso, na última segunda-feira, 3 de maio, a Diretoria da Faculdade de Medicina relembra e agradece sua marcante trajetória:

Professor Pedro Raso

Com profundo pesar, mas com reconhecimento e gratidão, recebemos a notícia do falecimento do Professor Emérito de nossa Faculdade, o Professor Pedro Raso.

Um dos expoentes da Escola de Anatomia Patológica Mineira, liderada pelo Professor Luigi Bogliolo, o Professor Pedro Raso teve excepcional destaque, por mais de cinquenta anos, na formação de recursos humanos e na pesquisa da Patologia Médica. Por várias gerações, deixou marcado o exemplo de competência, retidão, comprometimento social, altruísmo, generosidade e simplicidade. Deixou enorme e imperecível contribuição científica à Patologia Tropical, com destaque para a cardiopatia chagásica crônica, com seus estudos sobre a lesão vorticilar, e a esquistossomose mansoni, com pesquisas sobre a constituição e evolução do granuloma esquistossomótico.

Com suas magistrais preleções, sessões anátomo-clínicas e esmeradas necropsias, contribuiu para a qualidade da formação de milhares de médicos, que não se esquecem do valor de suas lições para a consolidação do raciocínio clínico, esteio do diagnóstico bem fundamentado e da terapia correta.

Na pós-graduação, tanto no campo da Patologia quanto da Medicina Tropical, influenciou e contribuiu marcadamente para a formação de muitos professores-pesquisadores, hoje líderes atuantes em diversas instituições.

Além de suas qualidades como professor e educador, o Professor Pedro Raso deixa a lembrança de esposo, pai e avô amoroso, devotado à família.

Somos-lhe eternamente gratos e procuraremos honrar o seu legado.

À família enlutada e a toda comunidade universitária, o nosso sentido pesar e a expressão de nossa eterna gratidão.

Professor Humberto José Alves e professora Alamanda Kfoury , diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFMG.