Diretório Científico realiza Semana de Inovação em Saúde

Evento é iniciativa de extensão da Faculdade e conta com hacking education, feiras de startups, seminários e workshops. Interessados podem se cadastrar pela internet.

10 de setembro de 2020 - , ,

Buscando conectar o ambiente acadêmico à inovação no campo da saúde, o Diretório Científico da Faculdade de Medicina da UFMG promove, de 18 a 24 de setembro, a segunda edição da Semana de Inovação em Saúde (Seis). O evento ─ que acontecerá exclusivamente online ─ contará com seminários e workshops, feira de startups e hackathon.

A ação visa trazer ao ambiente acadêmico iniciativas inovadoras no âmbito da saúde que se dão fora da universidade. Desta forma, o Diretório Científico busca conseguir um intercâmbio entre as áreas de saúde e tecnologia, apontando as novas interseções que se apresentam entre as áreas. A Semana de Inovação em Saúde é direcionada a estudantes e profissionais das áreas da saúde, tecnologia e educação

Tanto o Diretório Científico quanto a Semana de Inovação em Saúde são coordenados pelo professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade, Marco Aurélio Romano Silva.

As inscrições para a Seis são gratuitas e podem ser realizadas na página do evento.

Confira vídeo sobre como se inscrever:

Atividades

O hacking education, que acontece nos dias 18, 19 e 20, trata-se de um hackathon ─ evento que divide os participantes em equipes para pensar soluções para um problema. “As equipes formadas por profissionais e acadêmicos terão um único objetivo: pensar em uma solução para a educação em saúde nestes tempos de covid-19 e além”, informa o estudante do 5o período do curso de Medicina da Faculdade e vice-presidente do Diretório Científico, Pedro Cunha. De acordo com o acadêmico, a ideia do hacking education é pautar-se na complementaridade de conhecimentos, atraindo pessoas não somente da área da saúde, mas também das tecnologias e dos setores de educação para pensar juntos em soluções aplicáveis.

“Os seminários são uma parte tradicional do evento, em que foram convidados profissionais de referência na área para falar sobre as novas tendências da área da saúde”, explica Pedro. Além disso, serão ministrados workshops sobre competências relacionadas ao universo da pesquisa e habilidades comportamentais no meio médico.

Por fim, a feira de startups reunirá diferentes iniciativas em saúde num ambiente virtual, buscando aproximar dos participantes as empresas emergentes nos campos da saúde e da biotecnologia.

Para conferir a programação completa e acompanhar notícias do evento, visite o perfil de divulgação no Instagram.

A Semana de Inovação em Saúde é coorganizada pela FUNDEP e pela Saúde Ventures, tem patrocínio da DocForDoc e apoio da Academia Mineira de Medicina.

Diretório Científico

O Diretório é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da UFMG coordenado pelo professor do Departamento de Saúde Mental da Instituição, Marco Aurélio Romano Silva. A iniciativa nasceu por demanda dos alunos da Faculdade, que desejavam criar novas oportunidades de engajamento para o corpo discente.

Além da Semana de Inovação em Saúde, o Diretório Científico realiza atividades como cursos preparatórios para exames de proficiência em língua estrangeira e o Happy Hour Científico.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse os perfis no Instagram e no Facebook.

Atualizada em 15 de setembro