Diretucada está à procura de novos integrantes

Bateria estudantil da Faculdade de Medicina busca alunos interessados em se desenvolver musicalmente e fazer parte da banda acadêmica


27 de junho de 2023 -


Foto: Arquivo / Diretucada

A Diretucada, bateria show estudantil da Faculdade de Medicina da UFMG, está com vagas abertas para integração de novos participantes no grupo. Para se candidatar é preciso estar matriculado no curso de Medicina da UFMG. “Basta simplesmente ter vontade e demonstrar interesse, independentemente da aptidão musical ou de saber tocar algum instrumento”, pontua Rafael Lopes, coordenador da Diretucada.

Como um espaço de socialização, no qual os alunos podem conhecer pessoas, viver novas experiência e se aliviar do estresse causado pela vida acadêmica, a Diretucada é aberta a todos, principalmente àqueles que desejam se desenvolver musicalmente. A banda se apresenta em grandes eventos e para grandes públicos, como no carnaval de Belo Horizonte, no Intermed e no PraiaMed.

Para os interessados em fazer parte da Diretucada, basta preencher o formulário que a equipe entrará em contato. Caso haja dúvidas sobre o processo de candidatura e outras informações, basta entrar em contato com algum membro da banda pelo Instagram (@diretucada).

A transição de pessoas na Diretucada ocorre de forma orgânica e tranquila. Os mais experientes ficam à disposição para ajudar na evolução dos novos integrantes, os quais são convidados para os shows para que se desenvolvam como artistas. Dessa forma, veteranos e calouros compartilham conhecimentos e experiências e a coordenação é renovada anualmente.

Sobre a Diretucada

Em 1999, um grupo de amigos, e então estudantes da Faculdade de Medicina, autointitulado “Diretoria”, se reuniu em uma banda e começou a se apresentar em festas de turma e calouradas. Em pouco tempo, a banda expandiu seu público e passou a tocar em outros eventos de BH e de cidades do interior de Minas.

Foto: Arquivo / Diretucada

A banda é composta atualmente por 20 integrantes que se dividem em voz, guitarra, baixo, cavaquinho. Além de bateria com chocalho, tamborim, repique, caixa e surdos, de forma semelhante aos blocos de carnaval de Belo Horizonte. A bateria se apresenta em festas universitárias, em jogos como o PraiaMed e o Intermed, na Vinhada Medicina UFMG, blocos do Carnaval de BH, e festas corporativas e privadas.

A Diretucada é um grupo de braços abertos a todos aqueles que desejam participar de uma grande banda e viver ao máximo tudo o que a experiência universitária pode proporcionar. Da parte musical, a banda conta com o auxílio do próprio mestre/regente, Diogo Evangelista, diretor do bloco Quando Como se Lambuza e de outros blocos de BH.