Disciplina de História da Medicina promove aula sobre aspectos do comportamento suicida

A aula acontece nesta sexta-feira (5) com o professor Humberto Corrêa


03 de abril de 2024 - , , ,


Foto: Arquivo CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Nesta sexta-feira, 05 de abril, a disciplina História da Medicina terá como tema “Aspectos históricos e culturais do comportamento suicida”. A aula acontecerá na sala 150, às 11h30.

Promovida pelo Centro de Memória da Medicina da UFMG (Cememor), a aula será ministrada pelo professor Humberto Corrêa da Silva Filho e a participação é aberta ao público.

Humberto Corrêa da Silva Filho é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, mestre em Farmacologia, doutor Ciências Biológicas e pós-doutor em Genética Molecular e está à frente das principais instituições que atuam na conscientização sobre suicídio e doenças mentais. Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Prevenção ao Suicídio, da Associação Mineira de Psiquiatria e da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC).

O professor ainda é autor do livro “Tratado de Suicidologia”. O livro traz um pouco do interesse em novas pesquisas que foquem na caracterização, identificação de fatores de risco e tentativas de detecção precoce e prevenção ao suicido.

História da Medicina

O Cememor oferece a disciplina História da Medicina, em que são discutidos temas como o nascimento da ciência moderna e o desenvolvimento do método científico, a ciência contemporânea e seus desafios, a pesquisa e a discussão sobre novas fontes de história, por professores convidados.

A disciplina é ofertada como optativa e de formação livre dentro do sistema da UFMG, mas a participação é aberta para qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição prévia.