Divulgado resultado da chamada regular do Sisu 2023

Lista da UFMG será publicada na quinta-feira, 2 de março, e registro on-line, efetuado de 3 a 8 de março

28 de fevereiro de 2023 - ,

Vista do campus Pampulha, em Belo Horizonte, um dos três campi da UFMG
Foto: Foca Lisboa | UFMG

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, dia 28, o resultado da chamada regular do Sisu 2023, processo que seleciona candidatos para 226 mil vagas em cursos de graduação ofertados por 128 universidades brasileiras. A primeira edição do Sisu de 2023 registrou 1.073.024 inscritos, número ligeiramente superior ao do mesmo período de 2022 (1.054.474).

No âmbito da UFMG, a lista dos candidatos que ocuparão as 6.309 vagas estará disponível no site Sisu UFMG nesta quinta-feira, 2 de março. De 3 de março (a partir das 17h) até as 23h59 (horário oficial de Brasília) de 8 de março, os candidatos classificados deverão realizar, obrigatoriamente, o registro acadêmico on-line e upload dos documentos para garantia da vaga.

Os documentos exigidos para upload estão listados no Anexo I do edital, conforme a modalidade de vaga à qual o candidato concorreu. O registro acadêmico on-line e a matrícula são procedimentos obrigatórios tanto para os candidatos com entrada no primeiro quanto no segundo semestres letivos.

Vagas reservadas
Candidatos que concorreram nas modalidades de vagas reservadas para pessoas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência deverão, além da apresentação da documentação comprobatória de sua condição, se submeter, respectivamente, às bancas de Heteroidentificação e de Verificação e Validação PCD, no período de 9 a 14 de março, conforme escala de atendimento.

A escala será divulgada no dia 6 de março, no site Sisu UFMG. Segundo o vice-diretor do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Leandro Xavier Raphini, nesse primeiro momento, somente candidatos convocados para o primeiro período letivo que não fizeram a opção de mudança de ano/semestre de entrada serão convocados para as bancas.

Condição de renda e indígenas
Para candidatos que concorreram às vagas reservadas segundo o critério de renda, a UFMG vai aceitar, além dos documentos exigidos para comprovação dessa condição, o comprovante de inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CADúnico) ou Folha Resumo, desde que o cadastro esteja atualizado nos últimos 24  meses anteriores à data de inscrição no Sisu 2023 e o comprovante apresente de forma objetiva o rendimento familiar per capita.

A intenção é que esta edição do Sisu funcione como período de transição até que o cadastro do governo federal se consolide, nos próximos anos, como único instrumento de aferição de renda para os processos seletivos da Universidade. Para candidatos que ainda não têm o CADúnico, a documentação exigida também consta no edital.

Além da carta consubstanciada com descrição fundamentada de seu pertencimento étnico-racial, o candidato indígena deverá apresentar uma declaração de sua comunidade sobre sua condição.

Leia a matéria completa no site da UFMG

Centro de Comunicação da UFMG