Divulgados novo Documento Norteador e Guia do Candidato do Seriado UFMG
Documentos vão auxiliar na preparação dos candidatos; DN recebeu contribuições de 107 professores, dois terços dos quais vinculados a escolas públicas.
13 de novembro de 2025 - Processo Seletivo Seriado, Seriado UFMG, UFMG

A UFMG divulgou o Documento Norteador (DN) com informações relativas às três etapas do Seriado UFMG, processo seletivo que começa a ser adotado neste ano e vai gerar ingresso de estudantes pela primeira vez em 2028. O novo Documento Norteador vai orientar professores, gestores, estudantes das escolas de educação básica e a equipe da UFMG responsável pela elaboração e correção das provas. O Seriado UFMG é uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação. Ele vai coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além dos demais processos seletivos existentes na instituição.
O Documento Norteador da 1ª etapa do Seriado UFMG, divulgado em meados deste ano, foi elaborado após reunião com 745 professores de escolas públicas e privadas de Minas Gerais e outros estados que participaram, no campus Pampulha, da Mostra Sua UFMG, realizada em maio. Na ocasião, 270 professores preencheram formulário para avaliar o documento e deram sugestões para o seu aprimoramento. Desta vez, para a elaboração do Documento, que trata de todas as etapas do Seriado, as contribuições vieram de 107 professores, dos quais dois terços lecionam em escolas públicas de todo o estado de Minas Gerais.
“Em ambas as consultas aos colegas da educação básica, recebemos muitos elogios sobre a forma democrática e transparente que o processo seletivo vem sendo coletivamente construído com base nos currículos oficiais. Todo processo seletivo precisa de um documento que descreva, do ponto de vista pedagógico, seus princípios, objetivos, suas abordagens, matrizes de referência e características do instrumento avaliativo. Trata-se de um norte sobre o funcionamento do processo seletivo e de um documento que deve nos guiar nos próximos anos de aplicação do Seriado UFMG”, explica o professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.
O pró-reitor acrescenta que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a criação de uma comissão permanente de acompanhamento para monitorar e avaliar continuamente o Seriado UFMG e formular futuras proposições de aprimoramentos do Documento Norteador. A edição ora lançada traz pequenos ajustes em relação à versão preliminar divulgada para contribuição das escolas. Entre as quais, estão algumas alterações nas matrizes de Química e Matemática, além do detalhamento da seção Características do Instrumento Avaliativo, que traz informações sobre a quantidade de questões de cada etapa e por área do conhecimento, o modo de cálculo da nota final do candidato e a definição dos cinco grupos de cursos de graduação aos quais serão aplicadas provas discursivas específicas no segundo dia de provas da Etapa 3. “A definição desses grupos observou a abordagem interdisciplinar do Seriado UFMG e as quatro áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma que um número menor de grupos favorece o trabalho pedagógico realizado pelas escolas”, explica Teixeira.
O Documento Norteador completo do Seriado UFMG já pode ser consultado on-line. Os mais de 45 mil estudantes inscritos no Seriado UFMG farão as provas da Etapa 1 em 14 de dezembro. O funcionamento do processo seletivo é explicado neste vídeo produzido pela TV UFMG.
Guia do candidato
Ainda com o objetivo de facilitar a preparação dos estudantes que participam do Seriado UFMG, a Universidade também produziu o Guia do Candidato. Com uma linguagem mais simples e acessível que a do edital, o Guia pretende facilitar o entendimento das regras do Seriado para os principais interessados no processo: os estudantes.
“Criamos o Guia para que os candidatos tenham informações gerais sobre o processo de seleção. Antes só tínhamos o edital, mas o Guia é de mais fácil compreensão. A ideia é que, a cada ano, ele seja aprimorado, sempre com a participação da comunidade escolar”, garante o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
O Guia pode ser consultado no site do processo seletivo.
Cedecom