Documentário sobre a Maria Auxiliadora Lara terá pré-estreia no Cine Humberto Mauro

20 de dezembro de 2018

Produção conta a história da “Dora”, estudante de medicina da UFMG e militante política

O longa metragem Alma Clandestina, produzido pela carioca Refinaria Filmes, terá uma sessão de pré-estreia aberta e gratuita para o público no Cine Humberto Mauro, no sábado, dia 22 de dezembro, às 11h da manhã. O documentário é uma biografia sensorial e emocional de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, estudante de medicina mineira que se envolveu na luta armada contra a ditadura militar nos anos 1960/1970.

Dora, ou Dodora, como era conhecida pelos amigos, foi presa e torturada. Depois de dois anos de prisão, foi libertada no grupo dos ‘70’ em troca do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher e banida do país. Ela, então, viveu no Chile, Bélgica, França e, em 1974, fixou-se na Alemanha Ocidental. E suicidou-se em Berlim, em junho de 1976, aos 31 anos, jogando-se na frente de um trem.

A produção, que transita em um território híbrido que mistura ficção e documentário, conta com a participação da atriz Sara Antunes e do ator mineiro Paulo Azevedo. Alma Clandestina apresenta diversas cartas inéditas, que Dora enviou para a família desde sua prisão até sua morte. A sessão em Belo Horizonte conta com a presença do diretor José Barahona, a atriz Sara Antunes, o ator Paulo Azevedo e a produtora Carolina Dias, além da família e amigos de Dora.

O documentário foi dirigido pelo português residente no Rio, José Barahona, mesmo diretor do longa de ficção “Estive em Lisboa e lembrei de você”, baseado na obra de Luiz Ruffato e lançado em 2016. Ele estreou com sucesso neste ano na Mostra de São Paulo e no DocLisboa em Portugal, além de outros festivais, e será exibido no canal CineBrasil TV.

Sinopse: Maria Auxiliadora Lara Barcellos foi uma militante política que lutou contra a ditadura brasileira nos anos 1960. Ela foi presa, torturada, banida e acabou se suicidando no exílio em Berlim, em 1976. “Alma Clandestina” é um filme sensorial e emocional. Uma biografia, com cartas inéditas, mas também um mergulho pelos recantos obscuros de uma alma, que foi em grande parte da sua vida, clandestina.

Trailer: https://vimeo.com/260467391

Mais informações: www.facebook.com/RefinariaFilmes