Domingo é dia de caminhar em prol da prevenção ao suicídio


05 de setembro de 2019 - , , ,


Como parte da programação da Faculdade de Medicina da UFMG para o setembro amarelo, neste domingo, 8 de setembro, acontece a Caminhada pela Prevenção do Suicídio, uma ação realizada junto a Associação Mineira de Psiquiatria. O encontro será no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, às 9h, e conta com a apresentação da Banda Militar do Exército, palestras, distribuição de panfletos informativos, discussões, entre outros.
Vista sua camisa amarela e participe!

A atividade também conta com apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG) e do Centro de Valorização da Vida (CVV) para conscientizar sobre a segunda maior causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos (dados da Organização Mundial de Saúde – OMS).

Apesar dos números serem alarmantes, o professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Correa, ressalta que a realidade pode ser ainda mais assustadora. “As estimativas internacionais é de que haja uma subnotificação de 30 a 40% dos casos. As razões para isso são várias, desde as culturais que levam pessoas do interior, por exemplo, a terem vergonha do suicídio e a registram outra causa no atestado de óbito, ou até erros no próprio sistema de saúde”, lembra.

“Um furo, por exemplo, é quando a pessoa se dá um tiro, sobrevive, fica internada em um CTI – Centro de Terapia Intensiva – e só depois morre. O registro do motivo da morte não é suicídio, mas sim outra complicação que teve durante essa internação. E há vários furos como esse”, continua o também presidente da Associação Latino-americana de Suicidologia e da Associação Brasileira para o Estudo e a Prevenção do Suicídio.

Centro de Valorização da Vida – CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celularTambém é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, email e mais informações sobre ligação gratuita.

Leia mais:
Medicina UFMG promove mês de prevenção ao suicídio
Com nova lei, Brasil dá início a estratégias de prevenção ao suicídio