Ebserh realiza Pesquisa de Satisfação do Ensino nos 45 hospitais da rede

Serão ouvidos preceptores, docentes, residentes, estudantes de graduação e do ensino técnico


08 de novembro de 2024 - , , , ,


02102024 ebserh pesquisa satisfação ensino

Pesquisa de Satisfação do Ensino vai ouvir residentes, estudantes, preceptores e docentes dos 45 hospitais da Rede Ebserh. Imagem ilustrativa: freepik

Brasília (DF) – Se você é residente, estudante de graduação, aluno do ensino técnico ou atua como professor ou preceptor em algum dos 45 hospitais da Rede Ebserh, chegou a hora de contribuir para a implementação de melhorias na área de ensino. Para ouvir você, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) elaborou a Pesquisa de Satisfação do Ensino, que pode ser respondida até o dia 14 de novembro por meio deste formulário. Todas as suas informações, propostas e sugestões serão avaliadas e consideradas para aprimorar ainda mais o ambiente de ensino nos hospitais universitários.

A pesquisa é curta e direta, pode ser respondida em poucos minutos e de forma anônima. O formulário inclui perguntas sobre infraestrutura, oferta de serviços e cenário de prática. Os estudantes e residentes também vão responder sobre preceptoria e formação profissional. O objetivo é identificar pontos fortes e o que precisa ser melhorado na área de ensino. A pesquisa é organizada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação em parceria com a Ouvidoria-Geral da Ebserh.

“Essa pesquisa é uma excelente oportunidade de dar voz aos estudantes, residentes, preceptores e docentes e os resultados poderão subsidiar ações de melhoria às condições de ensino e aos cenários de prática, além de apoiar o processo de qualificação dos docentes e dos preceptores, fortalecendo o ensino”, explica o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende.

Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Melo, a participação dos estudantes, docentes e preceptores é fundamental para o processo de transformação na área do ensino. “O principal objetivo é saber pelo olhar dos usuários destes espaços o que precisamos melhorar e, a partir deste olhar, planejar as ações de investimento, seja na infraestrutura, na qualificação dos preceptores ou nas relações no campo de ensino”, afirma Cristiane.

Números e resultados

Nos 45 hospitais da Rede Ebserh, a área de ensino conta com 9.066 residentes, 43.402 estudantes de graduação, 2.891 alunos do ensino técnico, 16.395 preceptores e 5.354 docentes. Um total de 77.108 pessoas que atuam todos os dias nos diversos cenários de prática das instituições e que podem contribuir na implementação de melhorias, como vem acontecendo desde 2019, primeiro ano em que a pesquisa foi realizada.

No primeiro ano, o resultado da pesquisa serviu como base para a destinação de recursos aos hospitais com foco específico nas residências. Já a partir do ciclo de 2020, foi criado o Programa de Desenvolvimento das Residências em Saúde (Pro-Res), gerido pela então Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde, que estimula os hospitais a criarem planos de melhorias com foco na qualificação da formação de residentes, serviços ofertados e infraestrutura do cenário de prática.  

Até 2023, o levantamento era feito apenas com residentes. Com a ampliação do público, será possível pensar em ações alinhadas com o planejamento estratégico da Ebserh, que possui como objetivos aprimorar as condições de ensino e os cenários de prática e apoiar o processo de qualificação dos docentes e preceptores.  

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.


Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh