Editais disponibilizam bolsas para diferentes projetos na área de Pediatria

17 de fevereiro de 2022 - , , , , , , , ,

Nesta semana a Faculdade de Medicina da UFMG divulgou quatro editais para preenchimento de vagas de bolsistas e voluntários em projetos de extensão e programa de monitoria na área de Pediatria. As inscrições são destinadas principalmente aos estudantes do curso de Medicina, mas há oportunidades para outros cursos da UFMG. Confira:

Observaped

O Projeto Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped) recebe, até 24 de fevereiro, as inscrições dos candidatos a quatro bolsas de extensão, sendo uma de ação afirmativa, e 32 vagas de voluntários. Podem participar alunos que estejam cursando entre o 5º e 8º período dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia ou Psicologia da UFMG.

As vagas se dividem entre 10 projetos: Ações para Redução da Morbimortalidade Neonatal e Apoio ao Aleitamento Materno,  Atuação de equipe interdisciplinar na Atenção Integral à Saúde do Adolescente; Caderneta de Saúde da Criança; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Educação em Saúde Baseada em Tecnologia; Pneumologia: respirando; Pediatria de A a Z;  Prevenção de Obesidade e Outros Distúrbios Nutricionais; Qualidade de Vida e Diagnóstico Precoce do Câncer na Infância e na Adolescência; e Segurança da Criança e do Adolescente.

As inscrições devem ser feitas enviando a documentação exigida no edital para o e-mail programaobservaped@gmail.com,  constando o nome do projeto desejado no assunto. O resultado final será divulgado no dia 8 de março de 2022, no site do Departamento de Pediatria da Faculdade (www.medicina.ufmg.br/ped).

Acriar

O projeto de extensão Terceira Etapa do Método Canguru e Ambulatório de Atendimento ao Recém-Nascido de Risco (Acriar) da Faculdade disponibiliza duas vagas para bolsistas. As inscrições são online, enviando a documentação informada no edital para o e-mail pediatriaufmg@gmail.com, até 25 de fevereiro, e podem ser feitas por alunos regularmente matriculados entre o 6° e 9° período do curso de graduação em Medicina da UFMG que tenham as tardes de quartas-feiras livres.

O resultado final será divulgado no dia 3 de março no site do Departamento de Pediatria da Faculdade (www.medicina.ufmg.br/ped). O período de vigência da bolsa será de março de 2022 a fevereiro de 2023.

Urgência e Emergência em Pediatria

Até 26 de março de 2022, o Departamento de Pediatria da Faculdade recebe as inscrições de alunos regularmente matriculados do 7° ao 10º período de Medicina da UFMG que desejam se candidatar à seleção do Programa de Monitoria da Graduação da Disciplina Internato de Urgência e Emergência em Pediatria. Também é necessário que já tenham sido aprovados nas disciplinas Pediatria III e IV.

Estão sendo disponibilizadas três bolsas para ampla concorrência e uma de ação afirmativa no valor de R$ 400 (quatrocentos reais). Ainda há 10 vagas para voluntários.

As inscrições são online com o preenchimento de um formulário (acesse aqui) e envio de documentos para o e-mail pedfmlabsim@outlook.com. A seleção será no dia 28 de março, às 16h na Faculdade de Medicina. Já o resultado será divulgado no dia 30.

Pediatria I e II

Os estudantes regularmente matriculados do 6º ao 8º período do curso de Medicina da UFMG podem se candidatar as vagas do Programa de Monitoria das disciplinas Pediatria I e II. A oferta visa o preenchimento de 10 vagas de bolsistas (sete na ampla concorrência e três em ações afirmativas) e 22 vagas de voluntários.

Para se inscrever, é necessário já ter sido aprovado nas disciplinas em questão, preencher o formulário online (acesse aqui) e enviar os documentos para o e-mail pedfmpmg@outlook.com até 26 de março de 2022. A seleção será realizada presencialmente em 28 de março, às 18h, na Faculdade de Medicina. E o resultado será divulgado no mesmo dia.

Confira o edital.

Mais informações na página de editais da Faculdade de Medicina da UFMG.