Educação em Dor: encontro promoveu palestra e aula de alongamento com os pacientes

O Projeto de Extensão “Um ano sem dor” visa trabalhar a importância da atividade física como promoção da saúde e tratamento de dores crônicas


24 de outubro de 2024 - , , ,


Foto: Arquivo Pessoal

Aconteceu na tarde de ontem, 23 de outubro, o 2º Encontro de Educação em Dor do Projeto “Um ano sem dor”, coordenado pela professora do Departamento de Cirurgia, Michelle dos Santos. O objetivo do evento foi trabalhar a importância da atividade física como promoção da saúde e tratamento da dor.

O evento contou com uma palestra explicativa e logo em seguida, uma aula de alongamento para os pacientes. De acordo com a professora, essa abordagem visa capacitar os pacientes a incorporar a atividade física de forma gradual e segura em sua rotina diária, promovendo a melhoria da dor crônica e a promoção da saúde geral.

“Ao seguir as orientações e praticar os exercícios recomendados, os pacientes podem aumentar sua funcionalidade e qualidade de vida, enquanto aprendem a lidar de forma mais eficaz com sua condição dolorosa”, completa.

Foto: Arquivo Pessoal

O evento, que aconteceu no Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas, teve a utilização de metodologias ativas, interativas e feedbacks para promoção do engajamento. A ideia era desenvolver ferramentas que auxiliem o paciente a aceitar limitações impostas pela dor, evitar complicações do quadro e mudar hábitos e comportamentos que possam influenciar na dor.

Além disso, foi proposto aos pacientes que incluíssem as atividades físicas de forma lenta e gradual na rotina, adaptando-as às necessidades de cada um, a fim de promover funcionalidade de bem-estar.

Como exercícios foram recomendados:
• Caminhada Rápida: 5 a 10 minutos, 1 a 2 vezes ao dia, para promover a circulação sanguínea e a mobilidade articular.
• Atividades no Quintal ou Jardim:30 minutos de atividades envolvendo plantas, hortas e manuseio de terra, folhas e grama, para promover o movimento corporal e o contato com a natureza.
• Atenção Plena e Respiração Consciente: Praticar momentos de pausa para respirar lenta e profundamente, conscientizando-se do momento presente e reduzindo a tensão muscular.
• Movimentação Cuidadosa do Corpo: Aprender técnicas seguras para realizar atividades cotidianas como sentar, levantar, agachar, deitar e carregar objetos, visando prevenir lesões e melhorar a postura.

Confira a galeria de fotos: