Educação interprofissional pode melhorar a formação profissional e os serviços de saúde

Interprofissionalidade é tema de disciplina ofertada na Formação Transversal em Direitos Humanos, com matrículas abertas.

31 de março de 2022 - , ,

Foto: Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves.

Médicos, fonoaudiólogos, radiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais de saúde geralmente estudam apenas com seus pares até que, ao formar, se deparam com equipes múltiplas e uma complexa distribuição de atividades. Esse problema será abordado pela disciplina “Interprofissionalidade e direito à saúde integral” (UNI 023), parte da Formação Transversal em Direitos Humanos da UFMG, com matrículas abertas até o dia 4 de abril, via SIGA.

A preocupação com esse quadro fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontar a educação interprofissional como grande tema no cuidado de qualidade. “Depois que os estudantes se formam, eles encontram um cenário onde têm que trabalhar juntos. A ideia da educação interprofissional é exatamente criar oportunidades dos alunos estudarem em conjunto, visando o trabalho em conjunto”, afirma a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Eliane Gontijo, uma das docentes da disciplina.

Para a professora, as competências ensinadas devem ir além das técnicas. “O profissional de saúde não pode ter só competência técnica, tem que ter também a competência emocional e a competência moral. Devemos ter uma abordagem mais integral da saúde e visão de uma prática colaborativa. Muitas vezes, até uma pequena participação é importante para a segurança do paciente e para o próprio sistema de saúde”, defende.

Qualquer aluno da UFMG poderá inscrever-se durante a terceira fase da matrícula. A disciplina será remota, tem 30 horas de carga horária e estão previstas 250 vagas. As atividades serão realizadas de 21 de maio até 18 de junho, com encontros síncronos nas sextas-feiras, das 15h às 17h. Além de compor a Formação Transversal em Direitos Humanos, a carga horária pode ser aproveitada como Formação Livre. A divulgação do resultado da matrícula será no dia 7 de abril.

Domínios da Educação Interprofissional

– Habilidades de Comunicação: comunicar de modo responsivo e responsável com pacientes, famílias, comunidade e profissionais, buscando apoiar uma abordagem da equipe para a equipe, na promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças.

– Papéis e responsabilidades: conhecer o próprio papel e das demais profissões para avaliar as necessidades de cuidado dos pacientes e promover a saúde da população.

– Trabalho em equipe: aplicar os princípios da dinâmica de equipe para planejar, fornecer e avaliar o atendimento centrado no paciente/população, programas e políticas de saúde que sejam seguros, oportunos, eficientes, eficazes e equitativos.

– Valores e ética: trabalhar com indivíduos de outras profissões mantendo um clima de respeito mútuo e valores compartilhados

A disciplina terá metodologia ativa, com situações-problema, em que os professores elaboram um problema baseado em situações reais, que serão enfrentados em discussão coletiva por pequenos grupos. Para cada subgrupo, serão definidos dois professores para acompanhar as atividades e dar os retornos individualizados.

Nos últimos anos foram feitas cinco ofertas de disciplina com temática de educação interprofissional, incluindo 12 cursos da área da saúde, com a participação de uma média de 280 alunos em cada oferta. A novidade em 2022 está na inclusão do conteúdo nas formações transversais, o que permite que qualquer aluno da Universidade realize a atividade como Formação Livre.

“Durante o Ensino Remoto Emergencial, os alunos não deixaram de participar, com câmera ligada, motivação e depoimentos positivos”

A ação envolve, ainda, docentes das áreas de Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia.

Formações transversais

As Formações Transversais na UFMG foram reguladas em 2014, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) instituiu a Resolução CEPE 19/2014. Ao longo dos anos, grupos de docentes de diferentes áreas e Unidades Acadêmicas foram, gradativamente, constituindo novas ofertas. Atualmente estão disponíveis nove formações transversais.

Neste semestre, a Faculdade de Medicina colabora ativamente com outras quatro disciplinas.

Na formação em Acessibilidade e Inclusão, o Departamento de Fonoaudiologia oferece as disciplinas Comunicação Alternativa e Tecnológica Assistiva (UNI 129) e Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Educação Inclusiva (UNI 199).

O Departamento de Medicina Preventiva e Social oferece duas turmas da disciplina Topics in International Studies III (UNI 175). A turma A será sobre Global Health and Diplomacy: Operational Concepts and Contemporary Practices, e a turma B terá como tema Global Perspectives of Indigenous Health. A oferta faz parte da formação em Estudos Internacionais.

Por fim, o Departamento de Saúde Mental promove a disciplina Tópicos em Psiquiatria: Empreendedorismo e Inovação em Saúde (SAM020), que é parte da formação em Empreendedorismo e Inovação.

Confira a relação de disciplinas das Formações Transversais.