Eixo 1: Ensino, Pesquisa e Extensão na área da Saúde

Saiba mais sobre a programação do Eixo 1 do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG.

19 de agosto de 2014

Ensino, pesquisa e extensão: os pilares da Universidade

Pilares da universidade, o tripé ensino, pesquisa e extensão é o tema do eixo 1, do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, que será realizado de 3 a 5 de setembro, na própria Unidade.

Professores da UFMG e de outras instituições do Rio de Janeiro e São Paulo foram convidados para debater o papel e os limites entre o que é pesquisa, ensino e extensão na programação do eixo, coordenado pela professora do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria Isabel Correia.

Algumas questões básicas, mas de relevância para uma boa formação acadêmica, como o porquê, o quê e como pesquisar, serão abordadas na mesa redonda “O sentido da ciência na área da saúde”, presidida pelo professor do Departamento de Pediatria, Jorge Andrade Pinto. “A ideia é falar sobre a importância da ciência na prática médica. Desde a ciência básica à pesquisa clínica”, explica o professor.

Outra proposta do eixo temático é trabalhar o tema “Translação do conhecimento”, isto é, a transformação da pesquisa em projetos aplicáveis a comunidade. Será que esse termo é modismo ou uma necessidade? A professora Isabel Correia e outros professores ajudarão a discutir a assunto.

Nos três pilares os princípios éticos devem ser sempre praticados. Por isso também haverá mesa redonda que irá abordar os aspectos éticos na formação científica na graduação e pós-graduação, na publicação e autoria de trabalhos científicos, assim como na inter-relação com a metodologia científica. De acordo com a coordenadora, como a saúde lida diretamente com o paciente, também são importantes discussões que envolvam temas humanísticos. “Mas sem esquecer da necessidade da pesquisa”, pondera.

Ainda no segundo dia do evento, a ética será aplicada às salas de aula, na mesa sobre “Ética e humanização do ensino”, um dos temas destaques da programação. A professora Maria Isabel explica que o assunto contempla não só a relação interpessoal de todos os profissionais envolvidos no atendimento ao doente, mas, principalmente, na relação com o paciente e a família no cenário acadêmico. “Ou seja, quando ensinamos com o paciente na nossa frente” exemplifica. “Em especial, no mundo contemporâneo marcado por um vazio nas relações, isto é fundamental para minimizar a “coisificação” da Medicina”, conclui a professora.

Uma mesa redonda só sobre a extensão universitária, o ensino e a pesquisa e os desafios do ensino na contemporaneidade também integra a programação do eixo temático 1.

Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será realizado de 3 a 5 de setembro, na própria unidade, e é aberto a alunos, professores e profissionais da área. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, dia de abertura do Congresso, pela página do evento.

Acesse a programação completa.