Em edição especial, Boletim publica linhas de ação da chapa UFMG Acolhedora

Oito eixos compõem as propostas de Alessandro Fernandes, candidato a reitor, e Alamanda Kfoury, candidata a vice-reitora


17 de setembro de 2025 - ,


Capa da edição especial do Boletim com as propostas da chapa UFMG Acolhedora
Capa da edição especial do Boletim com as propostas da chapa UFMG Acolhedora Imagem de capa: Jebs Lima | UFMG

Edição especial do Boletim publicada nesta quarta-feira, dia 17, traz as linhas de ação da chapa UFMG Acolhedora, a única que se inscreveu na consulta à comunidade universitária que subsidiará a escolha do Reitorado para o mandato 2026-2030. No documento, os professores Alessandro Fernandes Moreira, candidato a reitor, e Alamanda Kfoury Pereira, candidata a vice-reitora, afirmam que a chapa nasceu da convicção de que a universidade pública deve ser espaço de ciência, de cultura e de inovação, mas também de acolhimento e cuidado.

“Nossa proposta se ancora em três verbos fundamentais — inovar, incluir e cuidar — que traduzem o compromisso com uma UFMG mais democrática, diversa e solidária. Reconhecemos os avanços institucionais dos últimos anos, mas sabemos que os desafios do próximo período exigem uma universidade capaz de escutar ainda mais a sua comunidade, ampliar o diálogo com a sociedade e tornar ainda mais acessível o conhecimento, transformando-o em bem comum”, afirmam os candidatos a reitor e vice-reitora.

O documento elenca linhas de ação distribuídas em oito eixos: Ciência, pesquisa e inovação, Ensino e formação acadêmica, Acolhimento, saúde mental e bem-estar; Sustentabilidade e infraestrutura; Cultura, diversidade e direitos humanos; Governança e gestão institucional; Internacionalização e redes; Gestão estratégica e desenvolvimento institucional.

Debates
As propostas da chapa UFMG Acolhedora serão detalhadas em encontros nas unidades em três debates oficiais com a comunidade. O primeiro deles ocorre nesta quarta-feira, dia 17, às 18h, no auditório da Reitoria. O segundo será no dia 24 de setembro, às 9h, no auditório do Bloco C do campus regional de Montes Claros, e o terceiro, no dia 1º de outubro, às 14h, no auditório nobre da Faculdade de Medicina, no campus Saúde, em Belo Horizonte. A consulta (on-line) será realizada no dia 21 de outubro.

Todos os debates serão transmitidos pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTubeO site da consulta reúne as regras dos encontros.

Alessandro e Alamanda:
Alessandro e Alamanda: inovar, incluir e cuidar Foto: Jebs Lima | UFMG

Cedecom