Encontro capacita profissionais para atendimento neonatal


31 de março de 2015


IMG_4304Fortalecimento de relações: este é o objetivo da abordagem “Newborn Behavior Observation” (NBO), desenvolvida pelo Brazelton Institute do Boston Children´s Hospital (EUA) e apresentada à equipe de pesquisadores e profissionais do projeto “Fostering the development of premmies through stronger child-family well-being”, nos dias 27 e 28 de março, na Faculdade de Medicina da UFMG. O estudo visa incentivar práticas que melhorem o vínculo entre pais e bebês e da família com os profissionais da saúde.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o treinamento contou com a demonstração, em recém-nascidos, de métodos que permitem avaliar o grau de adaptação deles ao novo ambiente. A professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do projeto, Cláudia Lindgren, conta que o NBO pode ser utilizado tanto nas unidades neonatais, que atendem crianças de alto risco, como também no atendimento ambulatorial, de bebês até o terceiro mês de vida.

Nos encontros, ministrados pelas professoras americanas filiadas ao Brazelton Institute, Lise Johnson e Beth McManus, os participantes observaram o comportamento neonatal de cinco crianças. “Bebês tem individualidades, respondem a estímulos. Esta capacitação é o primeiro passo para um processo de intervenção dos profissionais da saúde”, explica a também coordenadora do projeto e professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Lívia Magalhães.

Segundo Lívia, bebês prematuros têm mais risco de atraso no desenvolvimento, além de passarem muito tempo internados, o que pode prejudicar as primeiras relações entre pais e filhos. “Esse método propõe-se a ajudar na redução do stress e manter esta relação, e será aplicado no Hospital Sofia Feldman”, lembra.

Para a estudante da Faculdade de Medicina e participante do evento, Fernanda de Oliveira Cruz, o método é essencial ao desenvolvimento infantil. “Por isso, acho muito importante a universidade proporcionar esses espaços de capacitação, tanto para os que já trabalham no cuidado dos bebês, quanto para os que estão em formação, como eu”, diz.

O projeto
O projeto “Fostering the development of premmies through stronger child-family well-being” é patrocinado pelo grupo canadense Grand Challenges Canadá, que apoia ideias inovadoras para o enfrentamento dos grandes desafios mundiais na área da Saúde. O curso ministrado na Faculdade de Medicina da UFMG teve como objetivo capacitar a equipe do projeto, que inclui professores da Faculdade, do Instituto de Ciências Biológicas, da Enfermagem, da Terapia Ocupacional e profissionais do Hospital Sofia Feldman, além de estudantes de pós-graduação da UFMG.