Encontro propõe combate ao racismo institucional pela educação
Inscrições: https://rebrand.ly/projetoracismo
19 de junho de 2019
Local: Auditório Maria Sino, Escola de Enfermagem da UFMG
Horário: 8h00
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, celebrado em 19 de junho, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio e Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG, promove o II Encontro do Projeto Racismo Institucional: A Doença Falciforme e seus Contextos Sociais. O evento ocorre das 8h às 13h, no auditório Maria Sino, da Escola de Enfermagem da UFMG.
O encontro é aberto aos profissionais de saúde e educação, estudantes, pessoas com doença falciforme e demais interessados. As inscrições devem ser feitas online, por meio do link https://rebrand.ly/projetoracismo. O tema desta edição é Educar para Lutar e Lutar para Viver.
A proposta do evento é suscitar as discussões sobre o racismo institucional no âmbito da doença falciforme e, dessa forma, fortalecer a educação como instrumento de empoderamento coletivo. Também é objetivo do encontro promover reflexões sobre como as políticas públicas atuais afetam a saúde da população negra, sobretudo das pessoas que convivem com a doença falciforme.
O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para dar maior visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença. A data foi definida devido a inivisibilidade acerca da patologia nos serviços de saúde, educação, bem como em outras instituições que estruturam a sociedade.
Mais informações:racismo.df@nupad.medicina.ufmg.br