Ensino da bioética em universidades


04 de setembro de 2014


Ao lado do professor emérito da UFMG, Alcino Lázaro, José Robeto Goldin responde perguntas dos presentes.

Ao lado do professor Emérito da UFMG, Alcino Lázaro, José Robeto Goldin responde perguntas dos presentes.

“O tema desta palestra é um assunto que precisa ser tratado com muito carinho e importância. A graduação tem muita tecnologia e, por vezes, pouca informação nessa área”. Foi assim que o professor Emérito da UFMG e presidente da mesa “Cenários da bioética na contemporaneidade”, Alcino Lázaro da Silva, abriu a conferência na tarde de ontem, 3 de setembro.

A bioética é uma área interdisciplinar que discute assuntos de difícil decisão em relação à vida. Para o conferencista e doutor em Bioética, José Roberto Goldin, o que falta é trabalhar valores com os profissionais e estudantes. “É fundamental conseguirmos inserir a cultura da bioética no dia-a-dia da graduação e dos hospitais, para que ela deixe de ser tratada como algo fora do padrão”, explica.

Goldin defende que a bioética deveria ser uma disciplina optativa na universidade, dando oportunidade aos alunos de estudar a área. Questionado por que não, então, o ensino obrigatório, o conferencista ressaltou que, dessa forma, somente os alunos realmente interessados se inscreveriam, e os debates seriam mais proveitosos.

O palestrante, também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ressaltou o trabalho do Comitê de Bioética da UFRGS. Composto por profissionais de diversas áreas de atuação, o Comitê busca auxiliar os profissionais da Saúde a tomar decisões de complexidade moral.

3º Congresso
A mesa fez parte da programação do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, que engloba sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”.

O Congresso vai até 5 de setembro, com atividades de 8h às 18h, diariamente, divididas em oito eixos temáticos. O Congresso conta ainda com programação cultural, com exibição de filmes, exposições, lançamento de livros e apresentações ao longo da programação.

A Secretaria executiva do 3º Congresso Nacional da Faculdade de Medicina da UFMG atende na sala Oswaldo Costa, 21, térreo da Unidade.

Acesse a programação completa.

Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.

Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br

assinaturas_horizontal_noticia