Epidemia de leishmaniose em Araçuaí é tema de seminário


07 de maio de 2019


Na próxima quinta-feira, 9 de maio, ocorre o Seminário Factors associated with illness and occurrence of human visceral leishmaniasis epidemic in Araçuaí, Minas Gerais, Brazil, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da UFMG. O encontro é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizado na sala 171, primeiro andar da Instituição, das 14h às 15h.

O trabalho será apresentado pela doutoranda do Programa, Cleya da Silva Santana Cruz, que é orientada pela professora do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Mariângela Carneiro. O objetivo do estudo é descrever a expansão da epidemia de leishmaniose visceral, identificando as áreas de risco de transmissão, no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha – MG, entre os anos de 2012 a 2017.

A pesquisadora tem experiência nas áreas de gestão em saúde, saúde coletiva e saúde pública e, atualmente, está investigando os fatores associados ao adoecimento e surto de leishmaniose visceral no Vale do Jequitinhonha.