Equivalência curricular no Congresso de Saúde
27 de agosto de 2014
Turmas do 7º ao 9º período de Medicina da UFMG terão oportunidade para equivalência de novas disciplinas
Novas disciplinas foram criadas e inseridas no novo currículo da Faculdade de Medicina, aprovado em 2013 e implementado na grade curricular do curso neste segundo semestre de 2014. Para os alunos das turmas 140, 141 e 142, o 3º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será uma chance para equivalência dessas novas disciplinas.
As atividades de equivalência correspondem, em aspectos conceituais básicos, a um complemento das novas disciplinas para os alunos do 9º, 8º e 7º período que perderam, dentro da nova grade, o momento de oferta dessas matérias. Sendo assim, a atividade acadêmica terá correspondência temática com as novas disciplinas, dentro da programação do Congresso.
A proposta foi gerada pela Comissão de Implantação e Acompanhmento da Reforma Curricular (Ciar), junto com o colegiado do curso de Medicina. “Para que possam ser validadas, as atividades devem ter determinado conteúdo, frequência e avaliação, que irão corresponder às disciplinas obrigatórias”, explicou a coordenadora do colegiado do curso, professora Alamanda Kfoury.
Disciplinas equivalentes
Dentro da programação do 3º Congresso Nacional de Saúde, as disciplinas de Iniciação à Atenção Primária à Saúde I, II e III, que serão ofertadas, no novo currículo, do 2º ao 4º período, estarão interligadas ao eixo Atenção primária, secundária e terciária. “Apresentando frequência nas atividades e participação na avaliação será feita a equivalência, como se o aluno tivesse cursado à disciplina obrigatória do novo currículo”, esclareceu Alamanda.
A disciplina de Ética Médica, ofertada no 7º período da nova grade, também terá validade equivalente com a participação no Congresso, pelo eixo Bioética, ética e profissionalismo. “Não foi possível oferecer a disciplina esse semestre. Por isso, os estudantes da turma 142, preferencialmente, deverão participar das atividades”, concluiu a professora.
Para os estudantes do 10º ao 12º período, que não migraram para o novo currículo, a participação em atividades equivalentes não será necessária. Porém, a participação no Congresso é livre e recomendada.
Participação
Para os estudantes das turmas que farão atividades de equivalência curricular, foram reservadas, pela Faculdade de Medicina, 200 vagas para participação.
Congresso
O 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG será realizado de 3 a 5 de setembro, na própria unidade, e é aberto a alunos, professores e profissionais da área. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro, dia de abertura do Congresso, pela página do evento.