Enfermagem promove campanha de vacinação da Tríplice Viral
Campanha é voltada para a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da UFMG.
26 de agosto de 2019

Entre 28 e 30 de agosto, a Escola de Enfermagem da UFMG realiza campanha de vacinação Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) para a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina da UFMG. A vacinação será das 13h às 18h, no Laboratório de Práticas de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG (3º andar).
É importante levar o cartão de vacina, caso tenha, e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda, grave e prevenível pela vacinação com a Tríplice Viral. Considerando a transmissão sustentada do vírus no território nacional e a necessidade de planejar, executar e avaliar medidas de prevenção e de controle do sarampo com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) elaborou um Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sarampo e incluiu, dentre as estratégias deste plano, a vacinação de adultos jovens, especialmente os universitários e profissionais da saúde.
A campanha é coordenada pelas professoras Tércia Moreira Ribeiro da Silva e Sheila Aparecida Ferreira Lachtim, com o apoio da diretoria da EEUFMG e da Faculdade de Medicina.
Situação atual
No Brasil, a partir de 2018 foram notificados surtos de Sarampo em 11 estados brasileiros, totalizando 10326 casos notificados e, a partir do início de 2019, o estado de Minas Gerais entrou em estado de alerta após a notificação de um caso autóctone de sarampo. Atualmente, já foram notificados 190 casos suspeitos e 4 confirmados de sarampo no estado.

(Com assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)