Espaço do Conhecimento UFMG participa da Campanha de Prevenção ao Glaucoma em 2022

A atividade será realizada até o dia 31 de maio, na Fachada Digital.

24 de maio de 2022 - ,

Foto: Arquivo Faculdade de Medicina da UFMG.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de um milhão de pessoas no Brasil têm glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno indolor, de evolução silenciosa e que não gera incômodo em seu estágio inicial. Conscientizar e promover debates sobre a doença é essencial e, por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH se juntam em prol da campanha 24 Horas Pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Em sintonia com a Lei nº 10.456/2002, que institui 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a ação convida os monumentos, prédios e pontos turísticos de todo o Brasil a iluminarem suas fachadas com a cor verde,  até o dia 31 de maio. Além disso, a divulgação da campanha por meio dos canais de comunicação das instituições para conscientização e prevenção da doença integram o ato.

Quanto mais rápido um diagnóstico é feito, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. Mesmo que não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Dessa forma, o Espaço do Conhecimento UFMG se compromete a participar da campanha, por meio da transmissão de mensagens de conscientização na Fachada Digital do museu e em suas redes sociais. A ação se relaciona diretamente ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-estar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas. Como instituição de saúde, a Unimed-BH se compromete com os ODS relacionados à sua atuação na sociedade, por isso se junta ao Espaço na campanha.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Amparo da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço
Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Unimed-BH participam da Campanha de Prevenção ao Glaucoma em 2022
Quando: até 31 de maio
Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)