Especialista alerta para os cuidados com a saúde no período de chuvas

Contato com a água contaminada de enchentes pode trazer doenças como leptospirose; veja outros cuidados necessários para prevenir doenças nesta época


28 de fevereiro de 2023 - , , , ,


Com as chuvas intensas neste início de ano, diversas cidades do Brasil tiveram inundações. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde, já que as enchentes e enxurradas podem trazer diversos microrganismos causadores de doenças como hepatite, diarreia e até leptospirose.

No caso dessa última, a bactéria consegue penetrar na pele e entrar no organismo, ou seja, não é preciso consumir a água para adquirir a doença, apenas o contato é suficiente. “Com a chuva que vem do céu, sem problema. A água que desce é limpa. Essa água de enxurrada é uma outra história, porque pode, potencialmente, se contaminar pelo caminho e levar doenças para as pessoas”, explica o professor do Departamento de Medicina Preventiva de Faculdade de Medicina da UFMG, Marcus Vinícius Polignano, convidado do Saúde com Ciência.

Por isso, a recomendação é não utilizar sandálias ou andar descalço em locais com enxurradas ou enchentes, mas sim botas ou outro tipo de proteção. Em caso de contato direto com a água, é importante ficar atento ao aparecimento de sintomas como febre e diarreia e procurar um serviço de saúde para investigar se houve contaminação.  

Outros prejuízos causados pelas chuvas é o excesso de umidade nas casas, o que pode ocasionar em problemas respiratórios, como sinusite e rinite que pode vir do mofo. Neste caso, o recomendado é aproveitar os períodos em que não esteja chovendo para abrir as janelas. Além disso, no caso dos idosos e das crianças, o professor recomenda que eles sejam levados para ambientes da casa onde haja mais ventilação e luz solar.

Outro cuidado importante é evitar o acúmulo de umidade no chão e nas paredes. “Passar sempre algum pano onde você perceba que esteja acumulando mais umidade. Se a parede está ficando verde por proliferação de plantas, tentar removê-las para que isso não gere problemas dentro de casa”, alerta o especialista.

Ambientes fechados e transmissão de doenças

A rotina do dia a dia, de trabalho e estudo, exige que as pessoas saiam de casa mesmo debaixo de temporais e permaneçam em locais fechados. Essa proximidade pode facilitar a propagação de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e a Covid-19.

Nesses casos, é recomendado tomar os cuidados preventivos durante a exposição ao sair dos ambientes fechados.

“Quem sai, tem que tomar todos aqueles cuidados preventivos: uso de máscara, utilizar o álcool em gel. Porque, uma vez contaminado, ele pode levar à contaminação de todos dentro de casa”, ressalta o professor Marcus Vinícius Polignano.

Saúde com Ciência

O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana vai debater sobre o câncer de intestino, os fatores de risco, sintomas, formas de tratamento e prevenção.

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.