Especialistas alertam no rádio que droga não é legal
17 de junho de 2010
Na semana do dia Mundial de Combate às Drogas, 26 de junho, o Saúde com Ciência veicula a série “A droga é uma droga!”. O problema vem crescendo e não adianta mais fugir da realidade: somos todos responsáveis pelo controle do abuso de drogas.
Contribuindo nesse enfrentamento, o programa de rádio da Faculdade de Medicina da UFMG vai mostrar as consequências do consumo de várias substâncias, tanto no organismo quanto sobre a família e a sociedade, além de orientar para algumas formas de prevenir esse quadro e de se tratar.
Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), entre 170 e 250 milhões da população global usaram drogas em 2007, entre eles os que usaram uma única vez ou dependentes. Em 2005, o Sistema Único de Saúde (SUS) tratou 850 mil dependentes, excluindo-se os usuários de álcool e nicotina.
Os adolescentes, por estarem passando por um momento de transição, são os mais vulneráveis a esse consumo. A família pode ‘contribuir’ para isso, ao proporcionar ao jovem um ambiente de muita repressão ou de liberdade excessiva. A rebeldia e a falta de proximidade afetiva da família por sua vez pode levar ao consumo de drogas.
Para os especialistas, o primeiro passo no sentido de largar as drogas é a vontade do usuário. E o poder público oferece opções de apoio a esta decisão. Em Minas Gerais, por exemplo, existem onze centros que realizam ou encaminham seus usuários para tratamentos gratuitos. Um número ainda considerado pequeno ante o volume de pessoas que precisam do auxílio.
Em Belo Horizonte, funcionam o Centro Mineiro de Toxicomania e o Cread– SOS Drogas. O Ligue Minas (n° 155 / opção 3) orienta sobre como ter acesso a esses e outros serviços de saúde pública do estado.
Com o apoio da Casu e do CNPq, o programa vai ao ar na Rádio UFMG Educativa, 104,5 FM, de 2ª a 6ª, às 5h, 8h e 18h (Onde mais ouvir).
Leia também
Uso e abuso de drogas na adolescência: (Artigo Revista Adolescencia Latinoamericana-PDF)
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
“A droga é uma droga!”
Segunda – feira (21/06/2010)
O que são drogas e métodos de prevenção
Entrevistados:
Alda Martins Gonçalves – enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.
Clóves Benevides – Subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais.
Terça – feira (22/06/2010)
Qual é a sua dúvida?
Entrevistado:
Amadeu Roseli Cruz – psicólogo e professor do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Quarta – feira (23/06/2010)
Drogas na adolescência e família
Entrevistada:
Alda Martins Gonçalves – enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.
Quinta–feira (24/06/2010)
Tratamentos
Entrevistadas:
Jeane Martins da Silva – psicóloga do CREAD-SOS Drogas
Alda Martins Gonçalves – enfermeira e professora da Escola de Enfermagem da UFMG.
Sexta–feira (25/06/2010)
Drogas e o cérebro
Entrevistada:
Heloisa Alves Pereira – psicóloga e pesquisadora do Núcleo de Promoção à Saúde e Paz do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.