Estudantes apresentam seminário de Iniciação à Atenção Primaria

04 de dezembro de 2014

IMG_4928Alunos do 2º período do curso de Medicina da UFMG apresentaram ontem, no Salão Nobre da Faculdade, o seminário final da matéria de Iniciação à Atenção Primaria à Saúde (IAPS I). Os estudantes são os primeiros a fazer a matéria desde que o novo currículo foi instaurado.

Os alunos acompanharam, durante todo o período, centros de saúde das regionais de Belo Horizonte. No seminário eles apresentaram as experiências vivenciadas durante o acompanhamento. Os estudantes também comentaram os aspectos positivos e negativos que observaram no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas apresentações os alunos destacaram a importância da aula. “A disciplina foi muito produtiva. Todo esse processo mudou a nossa visão do que é o SUS”, afirmou a estudante Alexia Isabela de Souza.

Os gestores dos centros de saúde foram convidados para assistir o seminário. Diego Pereira, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que os estágios dos estudantes nos centros foram muito bem avaliados pela secretária. “A experiência foi muito rica e gratificante. É possível ver que os alunos puderam vivenciar tudo aquilo que discutimos quando o projeto foi idealizado e eles alcançaram os objetivos que foram propostos. Esse seminário permite uma reflexão para que essas experiências continuem dando certo”, declarou Diego.