Estudantes assistidos da UFMG recebem auxílio complementar em abril

Definição de valores, que variam de 120 a 270 reais, considerou avaliação socioeconômica e se o estudante reside ou não com núcleo familiar

14 de abril de 2020 - , , , , ,

Estudantes no campus Pampulha: auxílios regulares continuam sendo pagos, mesmo com aulas suspensas. Foto: Bruna Brandão / UFMG

Estudantes assistidos da UFMG estão recebendo, neste mês de abril, o segundo auxílio financeiro complementar aprovado pelo Comitê Permanente de Acompanhamento de Estudantes, que varia de R$ 120 a R$ 270. O objetivo é garantir a eles, durante o período de isolamento social devido ao combate à disseminação do novo coronavírus, condições de manutenção, especialmente com relação à alimentação. Os restaurantes universitários (bandejões) estão fechados.

A UFMG manteve inalterada a sua política de assistência estudantil, com o depósito de todas as modalidades de auxílio regulares (moradia, transporte, manutenção etc.), no período em que não há aulas presenciais, conforme compromisso assumido pela Reitoria. Em março, os estudantes assistidos receberam auxílio emergencial de R$ 200.

Para o grupo formado por estudantes assistidos que residem longe do seu núcleo familiar, os valores do auxílio complementar são R$ 270 (para aqueles com maior vulnerabilidade), R$ 220 e R$ 140 (menor vulnerabilidade). No caso dos estudantes que vivem junto com a família, os valores são R$ 240, R$ 190 e R$ 120.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, a definição dos valores do auxílio complementar teve participação de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Moradores das Moradia Universitária (AMMU), em conjunto com os gestores, no Comitê de Acompanhamento, e foi avalizada pela administração central da Universidade.

“O comitê permanente continua avaliando o cenário criado pela pandemia do novo coronavírus, em Belo Horizonte e Montes Claros, para pautar sua proposta para o mês de maio, sempre em diálogo com os sujeitos da política de assistência da UFMG”, afirmou Tarcísio Mauro Vago .

O auxílio complementar começou a ser depositado na última semana, nas contas dos estudantes nos Bancos do Brasil e Santander. O estudante assistido que ainda não tem conta corrente cadastrada na Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) deve passar os dados bancários até o dia 27 deste mês pelo e-mail finance@fump.ufmg.br. Neste caso, o auxílio complementar será depositado até o fim de abril.

A presidente da Fump, Sandra Bianchet, conta que, em 24 horas, às vésperas do feriado de 10 de março, as equipes da Fundação processaram o pagamento de quase 90% do total do auxílio complementar. Ela destaca que, “numa situação atípica, em que as vulnerabilidades ficam intensificadas, a Fump cumpre, como sempre, sua missão de assistir os estudantes, acompanhando a postura sensível da UFMG, que se adapta e responde prontamente a uma demanda emergencial”.

Comitê multilateral

Assim que a UFMG decidiu, como medida de contenção da pandemia, suspender as atividades nos campi, a administração central criou o Comitê Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Assistidos da UFMG, que reúne Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Fump, Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), DCE, AMMU e Movimento Universitário de Inclusão (Mudi).

A primeira reunião do Comitê, e única de forma presencial, foi em 18 de março. Desde então, os representantes vêm mantendo encontros virtuais para discutir e dar encaminhamento a assuntos que afetam cerca de 8 mil estudantes de graduação assistidos pela UFMG, incluindo indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O Comitê decidiu conceder um primeiro auxílio logo após o fechamento dos bandejões, provocado por decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que suspendeu o funcionamento de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. O auxílio emergencial, de R$ 200, teve o objetivo de assegurar condições para compra de alimentos e, em muitos casos, ajudar aqueles que decidiram retornar à casa da família.

O auxílio emergencial pago em março e o auxílio complementar de abril contam com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) da UFMG, sob coordenação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Mensagem

Em mensagem destinada ao Comitê de Acompanhamento, a estudante de Pedagogia Thaís Simen, assistida pela UFMG, reconheceu a iniciativa: “Minha vida acadêmica e pessoal depende do apoio que recebo da Universidade. O trabalho que vocês vêm realizando é de extrema importância e vai atender minhas necessidades básicas em tempos de covid-19. Me emociona muitíssimo esse cuidado”, ela escreveu.

O Comitê de Acompanhamento de Estudantes da UFMG está em estado de reunião permanente, e o próximo encontro online será nesta quarta-feira, 15 de abril.

(Itamar Rigueira Jr/ Centro de Comunicação da UFMG)