Estudantes da UFMG podem concorrer a vagas no programa de mobilidade das universidades de língua portuguesa

Iniciativa busca promover a diversidade cultural e reforçar laços acadêmicos entre 90 instituições localizadas em quatro continentes


27 de janeiro de 2026 - , , , ,


Globo terrestre sobre uma pilha de livros
Programa reúne instituições de nove países lusófonos Foto: freepik.com

Primeira iniciativa de mobilidade acadêmica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições de ensino superior de países lusófonos, o Programa de Mobilidade Aulp está com inscrições abertas até 30 de abril de 2026. Esse programa piloto, promovido pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), visa facilitar a mobilidade e a acreditação acadêmica, por meio da promoção do intercâmbio de informações, da flexibilização curricular, da transferência e definição comum de créditos, bem como da valorização das atividades formativas.

Com o lema Mais do que pessoas, mobilizamos conhecimento, o projeto visa constituir uma oportunidade de fortalecimento da cooperação acadêmica no espaço lusófono. O programa une nove países, mais de 90 instituições e um único idioma: a língua portuguesa. Participam do projeto instituições de ensino superior dos países que têm o português como a língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de Macau, Região Administrativa Especial (RAEM) da China.

Participação
Cada instituição membro da Aulp disponibiliza duas vagas por semestre, e a UFMG é uma das 33 participantes brasileiras. Os estudantes selecionados ficarão isentos de taxa e terão alimentação e alojamento em residência universitária (ou apoio equivalente), de acordo com a disponibilidade da instituição de acolhimento.

A candidatura deve ser formalizada por meio do site do projeto, no qual os candidatos podem registrar-se, consultar as vagas disponíveis e os respectivos prazos (definidos de acordo com o início do ano letivo de cada país) e acompanhar o estado da candidatura na sua área pessoal. O estudante deve estar matriculado em uma das instituições de ensino superior que tenha aderido ao programa.

Outras informações podem ser encontradas na página do programa.


Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom)