Estudantes de graduação podem se inscrever para oportunidades de mobilidade internacional

01 de outubro de 2021 - , , , , ,

Faculdade de Direito da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia: são 242 acordos de intercâmbio
Faculdade de Direito da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia: UFMG mantém 242 acordos. Foto: Aziz Saliba | UFMG

Terá início nesta segunda, 4 de outubro, o processo de inscrições, classificação e alocação dos estudantes de graduação interessados em participar, ao longo de 2022, de iniciativas diversas de mobilidade acadêmica internacional, como os programas Minas Mundi, Escala Estudantil (entre universidades dos países do Grupo Montevidéu) e o Santander Ibero-americanos. O prazo para as inscrições será encerrado em 29 de outubro.

Essa é a primeira chamada de mobilidade internacional lançada pela UFMG desde que começou a pandemia. O edital 005/2021, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), reúne em um só processo seletivo todas as oportunidades de intercâmbio, presencial ou virtual. Há possibilidade de concessão de bolsas e auxílios para estudantes em condições de vulnerabilidade social.

A unificação do processo torna mais simples a vida dos graduandos, que antes precisavam fazer aplicações para vários programas de que a UFMG participa. Os procedimentos de inscrição também foram simplificados ao máximo, segundo a DRI. As quantidades de vagas serão informadas ao longo do tempo, no site da Diretoria, uma vez que as universidades estrangeiras divulgam essas e outras informações em tempos distintos.

Os candidatos devem ter vínculo efetivo à época do intercâmbio para o qual for selecionado e serão classificados de acordo com critérios explicados no edital, como aqueles relacionados a desempenho acadêmico.

Alcance ampliado
“Com a reabertura de grande parte das instituições que recebem nossos alunos e o aumento da segurança sanitária em muitos países, estamos retomando o esforço para enviar os estudantes para o exterior. Muitas oportunidades, porém, preveem atividades integralmente on-line”, afirma o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais.

“A expectativa é que parte não desprezível das atividades acadêmicas, em todo o mundo, permaneça no ambiente virtual, tirando partido da experiência acumulada durante o isolamento imposto pela pandemia”, continua o diretor. Ele observa que a abertura dessa possibilidade amplia muito o alcance das ações de intercâmbio, sobretudo em razão do baixíssimo custo.

A UFMG manteve iniciativas de intercâmbio virtual nos últimos meses, em redes como a das universidades do Grupo Montevidéu e a Worldwide Universities Network (WUN), que acaba de lançar um programa de estudos on-line, com participação da UFMG e das universidades de Alberta (Canadá), Cape Town (África do Sul), Rochester (Estados Unidos) e a National Cheng Kung University (NCKU), de Taiwan.

Convênios bilaterais também têm propiciado à UFMG trocar estudantes com instituições estrangeiras para atividades virtuais e estão também entre as possibilidades de alocação presencial de graduandos por meio do novo edital. Aziz Saliba destaca ainda os cursos de férias e a Formação Transversal em Estudos Internacionais como espaços importantes para que a UFMG receba mais estudantes estrangeiros, de forma presencial ou virtual.

“Estamos desenvolvendo com vários de nossos parceiros estratégias sistemáticas que visam consolidar o intercâmbio virtual, sem prejuízo para a mobilidade presencial”, anuncia o titular da DRI.

A UFMG mantém 609 acordos de cooperação com universidades de 61 países estrangeiros, dos quais 242 têm foco no intercâmbio de estudantes. “Nosso esforço tem sido, nos últimos anos, pela diversificação cada vez maior de destinos para os nossos alunos”, afirma Aziz. Por isso, o novo edital limita em 15 discentes por país a alocação para experiências de mobilidade.

Todas as informações sobre o novo processo de seleção para mobilidade e intercâmbio internacional estão no edital, e atualizações serão publicadas no site da DRI.

4 de outubro (12h01) a 29 de outubro (23h59)

1º a 30 de novembro
Avaliação e classificação das candidaturas

A partir de 1º de dezembro