Estudantes do Ensino Fundamental visitaram Laboratórios de Anatomia da Faculdade de Medicina da UFMG
Projeto “Medicina na escola – Saúde, educação e arte, tem o objetivo de incentivar os jovens a ampliar o conhecimento na área da saúde.
30 de julho de 2024 - Anatomia, PPG

Foto: CCS/Faculdade de Medicina da UFMG
A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Cristiano Chaves, de Igarapé-MG, para uma visita aos laboratórios de Anatomia. Essa ação foi uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Aplicadas à Cirurgia e a Oftalmologia e o Projeto de Letramento Científico.
A iniciativa surgiu da aluna do PPG, Sheila Márcia Oliveira Reis. Sheila, atualmente é professora de Artes na rede pública, desenvolve o projeto de pesquisa “Medicina na Escola – Saúde, educação e arte”, orientada pela Professora Vivian Resende do Departamento de Cirurgia.
Como muitos professores, Sheila enfrenta várias distrações em sala de aula, como conversas e outros interesses que não os estudos. Como forma de manter os alunos interessados, ensinar e mostrar a importância da arte e da ciência, surgiu o projeto. Segundo ela, os alunos mostram mais interesse em aulas extraclasse. Ela realizou um trabalho prévio com os alunos para prepará-los para a visita, utilizando de leituras, peças de plástico, buscas na internet com desenhos de artistas que ilustram o fígado e outros órgãos do corpo humano.
Durante a visita, os alunos foram à biblioteca conhecer o acervo, onde tiveram contato com a literatura médica, incluindo obras raras de médicos, que também eram artistas e contribuíram para o entendimento da anatomia e fisiologia do organismo. “Nessa hora eles puderam ver a importância da arte na medicina e que ela também colabora para o conhecimento e avanço do entendimento médico”, conta Sheila.
A segunda parada foi a visita aos laboratórios de anatomia, lugar que Sheila imaginou que geraria algum incômodo, já que era a primeira vez que os alunos teriam contato com órgãos humanos reais. “Eles me surpreenderam. Foi incrível, estavam muito curiosos sobre tudo e queriam tocar,” relata a professora. Os alunos foram guiados pelos professores Keneddy Martinez do Departamento de Anatomia e Imagem e pela Professora Vivian Resende, que deram uma aula sobre anatomia do fígado e sua função no organismo.
Para a Professora Vivian, esta é uma ação importante, pois é uma oportunidade de mostrar outros horizontes para os adolescentes por meio da arte. “Nosso objetivo é levar o conhecimento de doenças que podem acometer o fígado e o pâncreas, além de mostrar o que é a pesquisa e como ela se aplica, podendo mudar significativamente o futuro dessas crianças”, esclarece.
Sheila tem planos de expandir o projeto para outras turmas, para que mais alunos conheçam a importância da Saúde Pública, repassem os conhecimentos e sejam agentes transformadores em suas comunidades.