Estudantes do internato participam de pesquisa sobre técnica pool testing


11 de fevereiro de 2021 - , , , , ,


Estudantes dos internatos de Medicina – 9º ao 12º período – da UFMG estão convidados a participar de pesquisa para avaliar a incidência de infecção ativa pelo Sars-CoV-2 e a acurácia da técnica pool testing.

Os alunos aptos a participar receberam orientações por e-mail. Eles devem preencher questionário pelo link recebido e comparecer para coleta no dia agendado. Para efetivar a participação, é necessário:

  • Preencher os dados de identificação, que serão utilizados para devolutiva dos resultados e condutas indicadas em cada caso;
  • Ler atentamente o TCLE e registrar seu consentimento em participar da pesquisa;
  • Responder cuidadosamente o questionário clinico-epidemiológico;
  • Realizar a auto-coleta do swab nasofaringeo no dia indicado pelo Colegiado de Curso para retirada dos EPIs

Confira vídeo instrutivo da técnica para a auto-coleta: bit.ly/2Nb36n6

Esse é um subprojeto da pesquisa “Avaliação do diagnóstico da COVID-19 em pacientes com síndromes gripais atendidos nos centros especializados de COVID-19 em Belo Horizonte e acompanhados por telemonitoramento”, cujo objetivo principal é avaliar a incidência de infecção ativa pelo SARS-CoV-2, usando a técnica pool testing, com amostra de swab nasofaringeo (RT-PCR). 

Uma equipe de pesquisadores, coordenada pelo professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Unaí Tupinambás, está conduzindo o estudo. 

Os participantes receberão os resultados do RT-PCR até 4 dias úteis após a coleta, no número de telefone indicado no questionário inicial. Caso não receba o resultado neste prazo, a orientação é fazer contato pelo e-mail: lindgren@ufmg.br.