Estudantes internacionais recebem boas-vindas em semana de orientação

Cerca de 100 alunos ingressam na UFMG no segundo semestre

30 de julho de 2019 - , , , ,

Estudantes que participaram das atividades do evento no primeiro semestre de 2018. Foto: Facebook DRI

Cerca de 100 alunos de vários países participam, de 31 de julho a 2 de agosto, da Semana de Orientação do Estudante Internacional. Organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a recepção vai reunir os alunos estrangeiros que ingressam na Universidade no segundo semestre deste ano para participarem de atividades de acolhimento, com sessões de orientação, tour pelo campus e testes de língua portuguesa.

Esses alunos chegam à UFMG por meio de acordos bilaterais firmados com instituições estrangeiras ou de programas específicos, como Escala, Erasmus, Marca e Brafitec. Eles recebem o apoio de pessoas da comunidade universitária que fazem parte do Programa de Apadrinhamento da DRI, tanto na dimensão acadêmica quanto social de suas vivências em Belo Horizonte.

Acolhimento

A programação inclui apresentações sobre a Universidade e sobre a cidade de Belo Horizonte e também discute a questão do choque cultural, entre outras abordagens. O intuito é orientar os novos alunos em relação à cultura acadêmica da UFMG e à dimensão intercultural e social da vivência em outro país.

No dia 31, o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais, vai dar as boas-vindas aos estudantes. No dia seguinte, eles se encontram com seus padrinhos e madrinhas no Brasil. No último dia de recepção, a equipe do Setor de Acolhimento promove a discussão Por dentro da UFMG.  A programação completa está disponível no site da DRI. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.

(Centro de Comunicação da UFMG)