Acesso interno

Estudantes receberão notebooks por empréstimo e chips para maior acesso a dados

Duas novas chamadas do programa de inclusão digital da UFMG complementam política que tem provido equipamentos e pacotes de internet; calouros terão prioridade.


27 de novembro de 2020 - , ,


...
Chips de 20 GB fornecidos pelo MEC e pela RNP ampliam acesso à internet móvel
Raphaella Dias | UFMG

A UFMG dá continuidade a suas ações de inclusão digital, em tempos de ensino remoto emergencial, por meio de duas novas chamadas destinadas a empréstimos de notebooks e entrega de chips para ampliação do acesso a dados. Nos dois casos, a prioridade é para calouros do segundo semestre letivo de 2020, que terá início nesta segunda, 30 de novembro. Mas veteranos ainda não beneficiados pelas chamadas anteriores – que apoiam aquisição de computadores e pacotes de dados –  e aqueles cuja situação de renda familiar tenha se modificado ao longo dos últimos meses também poderão se candidatar.

Em ambos os casos, o estudante deve ser formalmente contemplado pela política de assistência estudantil da Universidade, coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

As chamadas estão acessíveis no site da Prae

Duas datas

Para o empréstimo dos notebooks, os estudantes poderão se candidatar até 8 de dezembro. Aqueles que fizerem sua solicitação até o dia 30 deste mês começarão a receber os computadores mais cedo. A expectativa é que todos já estejam atendidos até meados de dezembro.

Os equipamentos, que foram alugados pela Universidade, têm a seguinte configuração mínima: memória RAM de 4 Gb, HD com 500 Gb, tela de 14 polegadas e processador de 1.7 GHz. Além dos 500 notebooks alugados, cerca de 100 estão sendo adquiridos com recursos de campanha de apadrinhamento digital.

Alcance nacional

A segunda chamada vai beneficiar estudantes que precisam aumentar seu acesso à internet móvel. A UFMG vai entregar a todos que se candidatarem chips de telefonia celular, com pacote de 20 GB por mês, fornecidos pelo Projeto Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A iniciativa atinge discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de 67 universidades e institutos federais.

Da mesma forma que no caso do empréstimo de notebooks, as inscrições terão dois prazos de encerramento: 30 de novembro e 8 de dezembro.

As duas chamadas informam que uma condição prévia para pleitear inscrição é que os estudantes ainda não incluídos na Política de Assistência Estudantil da UFMG solicitem avaliação socioeconômica, preenchendo questionário específico, para que seja confirmada sua situação de vulnerabilidade.

As inscrições devem ser feitas por meio de acesso à área do aluno no site da Fump. Se houver dificuldade de acesso à internet, o candidato poderá se inscrever pelo correio, segundo instruções que constam da chamada.

Auxílio mantido
O auxílio para contratação de sinal de internet, regido pelas chamadas Prae/Fump 02/2020 e 07/2020, lançadas em julho e agosto, será prorrogado automaticamente para todo o segundo semestre letivo de 2020, que vai até março de 2021. O auxílio não será interrompido. Segundo a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, estudantes que estão incluídos nesta política não precisam se inscrever na chamada referente ao projeto Alunos Conectados.


Itamar Rigueira Jr. – Centro de Comunicação da UFMG