Estudo busca avaliar a realização de procedimentos estéticos e seus efeitos em pessoas com doenças reumáticas

Pessoas com qualquer doença reumática, com pelo menos 18 anos, podem responder ao questionário online, independentemente de ter realizado alguma cirurgia estética

28 de setembro de 2021 - , , , , ,

Um estudo da Faculdade de Medicina está buscando pessoas com doenças reumáticas para responder a um questionário online que vai investigar a autoestima, as cirurgias plásticas estéticas mais realizadas por elas, suas principais motivações e os efeitos adversos mais frequentes. Pode participar quem tem mais de 18 anos, independentemente do local, mas que fale português, e que tenha ou não realizado algum procedimento cirúrgico com fins estéticos.

Foto Pexels. Pavel Danilyuk

O questionário está hospedado na plataforma Google Forms e leva apenas 10 minutos para ser respondido. As perguntas abordam algumas questões sociais (gênero, escolaridade, renda familiar), questões gerais de saúde, questões associadas à doença reumática e seu tratamento, sobre a autoestima e o desejo por cirurgias plásticas estéticas, bem como se já foram realizadas e se ocorreram complicações ou não por causa da doença reumática ou outros motivos. Não é necessário se identificar e os dados terão total confidencialidade.

A professora do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina e coordenadora da pesquisa, Débora Calderaro, explica que a ideia surgiu a partir da percepção do estudante Caio Carvalhais, que avaliou a possibilidade de as alterações estéticas relacionadas às doenças reumáticas impactarem a autoestima dos pacientes e, então, o desejo e a busca por procedimentos estéticos, o que pode não ser seguro ou contraindicado para essas pessoas.

“É importante avaliar a autoestima dos pacientes como parte de sua qualidade de vida e diante do seu potencial em definir escolhas de manter seu tratamento de forma que fiquem bem. É uma preocupação, mas frequentemente, não conseguimos, no atendimento clínico, abordar especificamente a autoestima, por isso a pesquisa pode trazer informações importantes a esse respeito”, afirma a coordenadora.

“Com relação à realização das cirurgias, há pouca informação científica acerca de sua segurança e evolução nesses pacientes, que poderiam ter maior risco de eventos adversos associados à sua doença (inflamatória, autoimune) ou ao seu tratamento (imunossupressor, que predisporia a pior cicatrização e infecções, por exemplo), por isso a necessidade de realizar essa investigação”

De acordo com Débora, os resultados desse estudo ampliarão o conhecimento acerca da autoestima em pacientes reumáticos, podendo melhorar a abordagem sobre essa questão durante a avaliação clínica rotineira. “Além disso, o melhor conhecimento acerca de possíveis efeitos adversos de cirurgias plásticas estéticas nesse grupo de pacientes pode motivar mais estudos para avaliar, a longo prazo, a segurança desses procedimentos nestes pacientes”, acrescenta.  Ela ainda informa que não há estudos na literatura com essa abordagem e que os resultados do questionário, após compilar e analisar as respostas, serão divulgados através de apresentação em congressos médicos e com publicação de artigo científico.

A pesquisa, coordenada por Débora Calderaro, também é realizada pelas professoras Rosa Weiss Telles, Cristina Duarte Lanna e Fabiana Miranda Moura, além de estudantes de iniciação científica do Grupo de Pesquisa em Lúpus Eritematoso Sistêmico da Faculdade de Medicina da UFMG.

Serviço

Realização: Grupo de Pesquisa em Lúpus Eritematoso Sistêmico da Faculdade de Medicina da UFMG

Questionário online: https://forms.gle/fjCeXBHHxfA6rSMr9

Tempo de duração: 10 minutos