Estudo identifica mediana da idade da menopausa natural no país

Divulgada recentemente pelo Menopause – The Journal of The Menopause Society, a pesquisa, realizada pelo ELSI-BR identificou 50 anos como a mediana da idade para a condição


16 de julho de 2024 - , , , ,


Foto: Arquivo / CCS

O artigo intitulado “Age at natural menopause and its associated characteristics among Brazilian women: cross-sectional results from ELSI-Brazil” (Idade da menopausa natural e suas características associadas entre mulheres brasileiras: resultados transversais do ELSI-Brasil), foi divulgado recentemente pelo Menopause – The Journal of The Menopause Society, um periódico científico mensal sobre menopausa. 

Foto: Divulgação ElSI-Brasil

A pesquisa teve como objetivo fornecer a estimativa da idade da menopausa natural no Brasil e analisar as características associadas a esta condição. O estudo foi conduzido com dados da linha de base do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil, 2015-2016). 

O ELSI-Brasil é um estudo de base populacional com amostra nacionalmente representativa de adultos com 50 anos ou mais não institucionalizados, residentes em 70 municípios das cinco macrorregiões geográficas brasileiras.

Para desenvolvimento do estudo, foram utilizados como critérios de exclusão: realização de histerectomia (menopausa cirúrgica); uso de hormônios para alívio de sintomas da menopausa; idade da menopausa natural menor que 40 anos e maior que 62 anos; não ter entrado na menopausa até 63 anos e a ausência de dados sobre a menopausa. 

De acordo com a pesquisadora Nair Ygnatios, a pesquisa identificou 50 anos como a mediana da idade da menopausa natural no país. Além disso, o estudo revelou que o tabagismo, atividade física, índice de massa corporal e hábitos alimentares saudáveis foram fatores associados à idade da menopausa natural em mulheres brasileiras. 

“Mulheres que fumavam no momento da entrevista entraram na menopausa antes das mulheres que não fumavam. Mulheres que realizaram os níveis recomendados de atividade física na última semana entraram na menopausa após as mulheres insuficientemente ativas. Da mesma forma, mulheres com excesso de peso apresentavam menopausa natural posterior às mulheres com índice de massa corporal adequado (eutróficas)”, completa a pesquisadora. 

O estudo, liderado pela pesquisadora Nair Ygnatios, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG, e orientado pelo pesquisador Bruno Moreira, contou com colaboração das professoras da Faculdade de Medicina, Juliana Lustosa Torres e Luciana de Souza Braga, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, a professora aposentada Maria Fernanda Lima-Costa, a nutricionista Larissa Detomi e a professora Juliana Mambrini do Instituto René Rachou, Fiocruz Minas.

Menopausa

Foto: Arquivo / CCS

A menopausa é a ausência de menstruação (amenorréia) por 12 meses consecutivos. Dentre os sintomas relacionados à menopausa, os mais conhecidos são: as ondas de calor ou sintomas vasomotores, mudanças de humor como aumento de sintomas depressivos e ansiedade, aumento de problemas de sono, aumento da taxa de reabsorção óssea, diminuição do desejo sexual, diminuição das secreções vaginais (secura vaginal), aumento do pH da vagina e atrofia da vulva e vagina. 

“No presente estudo, investigamos a menopausa natural, que é quando a amenorréia ocorre sem causa patológica e sinaliza a senescência (processo fisiológico/natural de envelhecimento) do ciclo reprodutivo feminino”, afirma Nair.

No estudo, a menopausa natural foi identificada por autorrelato das participantes. As participantes que relataram não menstruar foram questionadas sobre a idade na qual pararam de menstruar. Na prática clínica, o ginecologista pode solicitar exames laboratoriais para confirmar a menopausa. 

Não existe uma idade certa para início da menopausa, porém, estudos mostram que apesar de um aumento significativo na esperança de vida ao nascer nas últimas décadas, a mediana da idade da menopausa natural se mantém por volta dos 50,5 anos, com variações entre populações. Uma metanálise demonstrou que a idade da menopausa natural variou entre 46 e 52 anos em mulheres de seis continentes. A idade era geralmente mais baixa nos países africanos, latino-americanos, asiáticos e do Médio Oriente, enquanto mulheres da Europa, Austrália e Estados Unidos apresentaram maior idade da menopausa natural. 

Pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde.