Estudo sobre População em Situação de Rua é segundo lugar no Congresso Brasileiro de Psiquiatria
31 de outubro de 2024 - População em situação de rua, Premiação, Psiquiatria

Nicole Font, formada em medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG e doutoranda em Neurociências, conquistou o segundo lugar no Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) pela sua pesquisa intitulada “Impactos da COVID-19 na população em situação de rua de Belo Horizonte”. O estudo traz um recorte sobre as mudanças no perfil da População em Situação de Rua (PSR) entre os anos de 2013 e 2022, com enfoque nas consequências da pandemia.
Baseada no último Censo de População em Situação de Rua de Belo Horizonte, realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (NAVeS) da Faculdade de Medicina da UFMG, a pesquisa examina como esse grupo vulnerável aumentou significativamente nos últimos anos e como a COVID-19 impactou essas transformações.
Para Nicole, a premiação foi uma grande realização, especialmente por ter seu trabalho analisado e reconhecido por psiquiatras de todo o país. “Foi uma experiência gratificante, pois o trabalho foi lido por psiquiatras importantes de outras regiões do Brasil, que também fizeram contribuições interessantes ao trabalho em suas análises,” comenta. Ela destacou ainda o valor da interação com outros profissionais e pesquisadores, o que ampliou seu entendimento das dificuldades e conquistas enfrentadas na área.
A pesquisadora destacou que realizar uma pesquisa censitária apresenta desafios significativos, principalmente ao lidar com uma população vulnerável e sem local fixo, o que exige planejamento e organização rigorosos. Segundo Nicole, o sucesso do projeto só foi possível devido à parceria da UFMG, do NAVeS e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que foram essenciais durante a fase de planejamento e execução. Ela também destacou o importante papel dos estudantes de medicina, que foram os principais agentes da coleta de dados, mesmo sob chuva e calor durante os três dias de trabalho.
Quanto aos próximos passos, Nicole espera que os resultados da pesquisa possam embasar políticas públicas que atendam às necessidades identificadas, especialmente no que se refere ao acesso à saúde. “Minhas expectativas são que os nossos achados sobre a PSR motivem políticas públicas com enfoque nas necessidades evidenciadas pela população em nosso levantamento, em especial, com relação ao acesso médico,” afirma.
Para outros profissionais da saúde que desejam fazer a diferença, a pesquisadora compartilha uma mensagem importante: “Gostaria de compartilhar essa experiência e que nos lembremos disso ao atender essa população em qualquer estabelecimento de saúde e lembrar que nós temos um poder de voz ativa para lutar pelas mudanças necessárias que auxiliem essa população.”
Congresso Brasileiro de Psiquiatria
A 41ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) é um dos maiores eventos da área na América Latina, reunindo milhares de profissionais para debater avanços e desafios na saúde mental. O evento oferece palestras, mesas-redondas e workshops com especialistas nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre novas práticas e pesquisas em psiquiatria. O CBP se consolidou como um importante espaço de atualização científica e fortalecimento das redes de apoio e inovação em saúde mental no Brasil e no mundo.
Leia também: